RESUMO: O presente artigo tem o objetivo de abordar aspectos da teoria dialógica na história Branca de Neve e as sete versões, evidenciando as relações dialógicas entre o autor, o leitor e as vozes sociais que emergem na narrativa. O discurso dialógico destinado ao próprio leitor requer uma resposta consolidada em forma de escolha para o prosseguimento da história. Dialogismo, polifonia, com- preensão responsiva, ideologia, noção de consciência, noção de valor e entonação são aspectos que evidenciam que a literatura infantojuvenil possibilita a formação de uma nova mentalidade e proporciona ao ser humano gerenciar sua relação com o outro. Nessa perspectiva, acentuamos a relevância do caráter social e ideológico da língua. A influência da imagem promove aos jovens leitores a interação com o livro, constituindo-se como sujeitos pensantes e reflexivos e que, sobretudo, têm o poder de escolha para a continuidade da referida história. A função narrativa da ilustração enriquece o texto, oferecendo surpreendentes alternativas aos leitores. A escrita da narrativa quebra paradigmas convencionais e propicia a interação leitor/texto/outras vozes que estão centradas na narrativa. Finalmente, as relações dialógicas do homem estão imbricadas na literatura infantojuvenil desde suas fontes indo-europeias até os dias atuais.