Resumo: Os níveis de leitura no Brasil são baixos e sua prática está intrinsicamente relacionada a fatores como gosto e influência da família ou dos professores, de acordo com dados da última Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2015). Por outro lado, os avanços tecnológicos, apesar de disseminarem e democratizarem o acesso aos bens culturais, configuraram um novo panorama de leitura, onde a concisão e linguagem verbo/visual se tornaram cruciais, distanciado o aluno da leitura literária: paradigma que inquieta educadores preocupados em garantir aos estudantes o domínio da palavra. Assim, é urgente formar cidadãos capazes de interagir, possibilitar-lhes a humanização por meio da literatura, conforme Candido (1989). É imprescindível ações que contribuam para o desenvolvimento do Letramento Literário, segundo Cosson (2014). Por exemplo, por meio de minicontos, gênero textual contemporâneo, conciso, cuja leitura exige conhecimento de mundo, enciclopédico e contextual que pode ser ativado a partir de estratégias, como através da tradução imagética do texto literário em outra linguagem, como discute Plaza (2010). Objetivamos desenvolver uma estratégia de letramento literário, com alunos do 9º do Ensino Fundamental, visando à formação do aluno leitor, com base na leitura e compreensão de minicontos de Marina Colasanti, que trazem como temática a violência simbólica ou física contra a mulher, que resultará na montagem de Histórias em Quadrinhos, 30% das quais serão objetos de análise desta proposta. Portanto, esperamos que imbricando texto literário e tradução imagética, obtenhamos uma leitura literária que venha a contribuir para formação leitora dos participantes da intervenção proposta.