CONSTRUÇÃO DE LIVRO DO CLÁSSICO INFANTIL "CHAPEUZINHO VERMELHO" EM LIBRAS: UM OLHAR SOB A IMAGEM E A SINALIZAÇÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 45314 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 422 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE LIVRO DO CLÁSSICO INFANTIL "CHAPEUZINHO VERMELHO" EM LIBRAS: UM OLHAR SOB A IMAGEM E A SINALIZAÇÃO" "resumo" => "A criança surda, geralmente, chega à escola bilíngue (ou específica para surdos) sem língua alguma e o professor com proficiência em língua de sinais se torna um mediador no ensino. Com relação ao ensino literário para esses aprendizes ocorrerão adequações do texto, por se tratar do acesso a um código que faz parte de uma língua diferente da que ela fala e o ambiente escolar representará um espaço para este momento, uma vez que a maioria dos pais são ouvintes e desconhecem a língua de sinais, sendo assim não podem ser contadores de histórias para seus filhos. Desta forma, nos propomos, neste trabalho, relatar uma experiência de uso de texto não-verbal, como elemento chave para que crianças surdas, com pouco domínio da Libras pudessem ter acesso ao clássico da literatura infantil mundial “Chapeuzinho Vermelho”. Assumimos que a educação de surdos constitui-se do uso da Língua de Sinais como L1 para que a aprendizagem seja garantida, portanto a Libras (Língua Brasileira de Sinais) esteve presente em todo o contexto de aprendizagem, desde o planejamento pedagógico, acompanhamento das aulas, construção do livro e apresentação do mesmo em outras turmas, gerando assim, um momento de degustação literária na escola. Sendo a Libras uma língua espaço-visual a imagem é utilizada no processo de ensino e aprendizagem porque desperta a atenção da criança surda e sua aprendizagem, porém há necessidade de estudar bem as imagens para que não haja interpretações errôneas a respeito do que nos comprometemos a vivenciar. A construção do livro com imagens, texto em Língua Portuguesa e desenho com a sinalização das cenas, contribuiu para uma aprendizagem prazerosa permitindo despertar sobre a alimentação saudável, valores da sociedade e nova visão da realidade. Com a vivência realizada sobre a literatura infantil “Chapeuzinho Vermelho” podemos afirmar que houve compreensão da história, ampliação do vocabulário em Libras, conscientização alimentar, e que o apoio do texto não-verbal assimilado pelas crianças surdas, que ainda não dominam a Libras facilita a aprendizagem das mesmas. Alguns autores nos ajudaram a compreender cada passo, trazendo indagações a respeito e assim nos fazendo refletir sobre como aprimorar o processo de planejamento e construção do livro para a aprendizagem do nosso alunado, neste contexto os autores que nos apoiamos foram: Dorziat e Figueiredo (2003), Strobel (2006), Queiroz (2011), Queiroz e Benite (2009), Zimmermann (2006), Trevisan (2008), Araújo (2007), Pires (2000), Ostetto (2000), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13: Literatura Surda" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO DE SURDOS, TEXTO NÃO-VERBAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA13_ID422_23072018192233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLE SOUSA DUARTE" "autor_nome_curto" => "JAMILLE" "autor_email" => "jamille-duarte@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 45314 "edicao_id" => 100 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 422 "titulo" => "CONSTRUÇÃO DE LIVRO DO CLÁSSICO INFANTIL "CHAPEUZINHO VERMELHO" EM LIBRAS: UM OLHAR SOB A IMAGEM E A SINALIZAÇÃO" "resumo" => "A criança surda, geralmente, chega à escola bilíngue (ou específica para surdos) sem língua alguma e o professor com proficiência em língua de sinais se torna um mediador no ensino. Com relação ao ensino literário para esses aprendizes ocorrerão adequações do texto, por se tratar do acesso a um código que faz parte de uma língua diferente da que ela fala e o ambiente escolar representará um espaço para este momento, uma vez que a maioria dos pais são ouvintes e desconhecem a língua de sinais, sendo assim não podem ser contadores de histórias para seus filhos. Desta forma, nos propomos, neste trabalho, relatar uma experiência de uso de texto não-verbal, como elemento chave para que crianças surdas, com pouco domínio da Libras pudessem ter acesso ao clássico da literatura infantil mundial “Chapeuzinho Vermelho”. Assumimos que a educação de surdos constitui-se do uso da Língua de Sinais como L1 para que a aprendizagem seja garantida, portanto a Libras (Língua Brasileira de Sinais) esteve presente em todo o contexto de aprendizagem, desde o planejamento pedagógico, acompanhamento das aulas, construção do livro e apresentação do mesmo em outras turmas, gerando assim, um momento de degustação literária na escola. Sendo a Libras uma língua espaço-visual a imagem é utilizada no processo de ensino e aprendizagem porque desperta a atenção da criança surda e sua aprendizagem, porém há necessidade de estudar bem as imagens para que não haja interpretações errôneas a respeito do que nos comprometemos a vivenciar. A construção do livro com imagens, texto em Língua Portuguesa e desenho com a sinalização das cenas, contribuiu para uma aprendizagem prazerosa permitindo despertar sobre a alimentação saudável, valores da sociedade e nova visão da realidade. Com a vivência realizada sobre a literatura infantil “Chapeuzinho Vermelho” podemos afirmar que houve compreensão da história, ampliação do vocabulário em Libras, conscientização alimentar, e que o apoio do texto não-verbal assimilado pelas crianças surdas, que ainda não dominam a Libras facilita a aprendizagem das mesmas. Alguns autores nos ajudaram a compreender cada passo, trazendo indagações a respeito e assim nos fazendo refletir sobre como aprimorar o processo de planejamento e construção do livro para a aprendizagem do nosso alunado, neste contexto os autores que nos apoiamos foram: Dorziat e Figueiredo (2003), Strobel (2006), Queiroz (2011), Queiroz e Benite (2009), Zimmermann (2006), Trevisan (2008), Araújo (2007), Pires (2000), Ostetto (2000), dentre outros." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13: Literatura Surda" "palavra_chave" => "LITERATURA INFANTIL, EDUCAÇÃO DE SURDOS, TEXTO NÃO-VERBAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA13_ID422_23072018192233.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:29" "updated_at" => "2020-06-10 12:29:35" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JAMILLE SOUSA DUARTE" "autor_nome_curto" => "JAMILLE" "autor_email" => "jamille-duarte@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vii-enlije" "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE" "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018" "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png" "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 3 "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE" "publicacao_codigo" => "2317-0670" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }