Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A (RE)SIGNIFICAÇÃO DA POESIA INFANTIL SOB A ÓTICA DA DIVERSIDADE: LEITURA LITERÁRIA E ENSINO

Palavra-chaves: POESIA INFANTIL, DIVERSIDADE, LEITURA LITERÁRIA, ENSINO Comunicação Oral (CO) GT 01: Poesia Infantil, Juvenil e Ensino
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Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

Antes marcada por um caráter estritamente pedagógico, escolar e formativo (CADEMARTORI, 2010), a literatura infantil se ressignificou com o passar do tempo, permitindo à criança o desenvolvimento do senso crítico e o exercício da fruição por meio da linguagem. Na verdade, esse caráter pedagógico da literatura infantil era associado à imagem da criança como um ser imbecil, bestializado e inocente (BORDINI, 1986), o que tem sido descontruído por diversos autores que sucederam Olavo Bilac, cuja obra fora encomendada para ser trabalhada em sala de aula com a finalidade de ser ferramenta de ensino/instrução. Dado o exposto, considerando a realidade da sociedade deste milênio, marcada pelo intenso debate em torno de questões relacionadas à diversidade, seja ela de gênero, etária, seja de raça, a poesia infantil coloca-se como materialidade discursiva capaz de permitir a reflexão das crianças acerca dessa temática, com vistas ao exercício pleno da cidadania por esses sujeitos. Nessa perspectiva, o presente estudo objetiva analisar como é tratada a temática da diversidade na poesia infantil; para tanto, o corpus utilizado é composto por dois poemas: “Pessoas são diferentes”, de Ruth Rocha, e “Diversidade”, de Tatiana Belinky. Assim, será apresentada uma proposta de transposição didática desses poemas para a promoção da leitura literária para crianças, com vistas a favorecer o trabalho com a poesia infantil em sala de aula de forma dinâmica, pragmática e crítica, com foco na abordagem da diversidade. Como alicerce teórico, esta pesquisa tomou como base os estudos de: Cadermartori (2010), que problematiza a noção de literatura infantil em dois vieses, o pedagógico e o literário; Bonini (1986), cujas reflexões permeia a poesia infantil em torno das concepções de criança; Candau (2012), Hall (2003, 2006) e Larrosa e Skilar (2001), os quais discutem acerca de identidade, (inter)cultura(lidade), diversidade e poéticas da diferença; e Cosson (2014a, 2014b), o qual apresenta sugestões metodológicas para o trabalho com a literatura em sala de aula. Logo, percebe-se a relevância de se contemplar a temática da diversidade em sala de aula para crianças, especialmente por meio de um instrumento tão encantador, lúdico e reflexivo como é a poesia. Destarte, a proposta de intervenção didática aqui posta mostra-se ao mesmo tempo simples e ousada, pois embora se utilize de recursos existentes no cotidiano, traz consigo a possibilidade de novas abordagens para o professor desenvolver em sala de aula, bem como propicia o aperfeiçoamento do senso estético e crítico da criança.

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