O livro ilustrado de literatura infantil é um objeto multimodal que contempla não apenas a linguagem verbal, mas também a linguagem visual, ressaltando a especificidade desse suporte. A relação texto e imagem no livro exige do professor, como mediador da leitura, formação necessária para realizar a mediação do livro ilustrado. Dessa forma, a proposta deste trabalho é analisar como uma professora utilizou a linguagem imagética do livro Carvoeirinhos (2009) de Roger Mello em uma sessão de leitura de literatura. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de monografia, de natureza exploratória, e está vinculado à pesquisa “Do aprender ao ensinar a ler literatura e processos mediadores de professores no ensino fundamental: formar leitores, formando-se” (AMARILHA, 2014-2018/CNPq-PROPESq). Fundamenta-se nos estudos de Amarilha (2009; 2013) e Martins, (2006) que versam sobre a leitura e leitura de ficção na escola; Linden (2011), Hendel (2006), Faria (2013) que articulam discussões sobre o design do livro e a ilustração no livro infantil. Para a construção dos dados, foram utilizadas: uma sessão de leitura, gravada em vídeo; uma entrevista semiestruturada com a mediadora, gravada em áudio. As análises indicaram que a docente compreendia a ilustração apenas como uma facilitadora da leitura para crianças em fase de alfabetização e essa concepção influenciou tanto o planejamento e quanto a implementação da sessão de leitura. Observou-se que para mediar a leitura do livro ilustrado é preciso ter formação, demonstrando que o domínio desses saberes, por parte do professor, pode contribuir positivamente para a mediação desse suporte. Portanto, reafirma que discussões como essas são essenciais nos cursos de formação inicial e continuada de professores.