Artigo Anais VII ENLIJE

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0670

A RELAÇÃO TEXTO E IMAGEM DE CARVOEIRINHOS: ANÁLISE DE UMA SESSÃO DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO, LIVRO ILUSTRADO, LITERATURA INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45271
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 108
    "titulo" => "A RELAÇÃO TEXTO E IMAGEM DE CARVOEIRINHOS: ANÁLISE DE UMA SESSÃO DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL"
    "resumo" => "O livro ilustrado de literatura infantil é um objeto multimodal que contempla não apenas a linguagem verbal, mas também a linguagem visual, ressaltando a especificidade desse suporte. A relação texto e imagem no livro exige do professor, como mediador da leitura, formação necessária para realizar a mediação do livro ilustrado. Dessa forma, a proposta deste trabalho é analisar como uma professora utilizou a linguagem imagética do livro Carvoeirinhos (2009) de Roger Mello em uma sessão de leitura de literatura. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de monografia, de natureza exploratória, e está vinculado à pesquisa “Do aprender ao ensinar a ler literatura e processos mediadores de professores no ensino fundamental: formar leitores, formando-se” (AMARILHA, 2014-2018/CNPq-PROPESq). Fundamenta-se nos estudos de Amarilha (2009; 2013) e Martins, (2006) que versam sobre a leitura e leitura de ficção na escola; Linden (2011), Hendel (2006), Faria (2013) que articulam discussões sobre o design do livro e a ilustração no livro infantil. Para a construção dos dados, foram utilizadas: uma sessão de leitura, gravada em vídeo; uma entrevista semiestruturada com a mediadora, gravada em áudio. As análises indicaram que a docente compreendia a ilustração apenas como uma facilitadora da leitura para crianças em fase de alfabetização e essa concepção influenciou tanto o planejamento e quanto a implementação da sessão de leitura. Observou-se que para mediar a leitura do livro ilustrado é preciso ter formação, demonstrando que o domínio desses saberes, por parte do professor, pode contribuir positivamente para a mediação desse suporte. Portanto, reafirma que discussões como essas são essenciais nos cursos de formação inicial e continuada de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LIVRO ILUSTRADO, LITERATURA INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID108_04072018001835.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOILLY DANTAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MANOILLY"
    "autor_email" => "manoillydantas@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45271
    "edicao_id" => 100
    "trabalho_id" => 49
    "inscrito_id" => 108
    "titulo" => "A RELAÇÃO TEXTO E IMAGEM DE CARVOEIRINHOS: ANÁLISE DE UMA SESSÃO DE LEITURA DE LITERATURA INFANTIL"
    "resumo" => "O livro ilustrado de literatura infantil é um objeto multimodal que contempla não apenas a linguagem verbal, mas também a linguagem visual, ressaltando a especificidade desse suporte. A relação texto e imagem no livro exige do professor, como mediador da leitura, formação necessária para realizar a mediação do livro ilustrado. Dessa forma, a proposta deste trabalho é analisar como uma professora utilizou a linguagem imagética do livro Carvoeirinhos (2009) de Roger Mello em uma sessão de leitura de literatura. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de monografia, de natureza exploratória, e está vinculado à pesquisa “Do aprender ao ensinar a ler literatura e processos mediadores de professores no ensino fundamental: formar leitores, formando-se” (AMARILHA, 2014-2018/CNPq-PROPESq). Fundamenta-se nos estudos de Amarilha (2009; 2013) e Martins, (2006) que versam sobre a leitura e leitura de ficção na escola; Linden (2011), Hendel (2006), Faria (2013) que articulam discussões sobre o design do livro e a ilustração no livro infantil. Para a construção dos dados, foram utilizadas: uma sessão de leitura, gravada em vídeo; uma entrevista semiestruturada com a mediadora, gravada em áudio. As análises indicaram que a docente compreendia a ilustração apenas como uma facilitadora da leitura para crianças em fase de alfabetização e essa concepção influenciou tanto o planejamento e quanto a implementação da sessão de leitura. Observou-se que para mediar a leitura do livro ilustrado é preciso ter formação, demonstrando que o domínio desses saberes, por parte do professor, pode contribuir positivamente para a mediação desse suporte. Portanto, reafirma que discussões como essas são essenciais nos cursos de formação inicial e continuada de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07: Literatura Infanto-juvenil e Ilustração"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, LIVRO ILUSTRADO, LITERATURA INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV120_MD1_SA7_ID108_04072018001835.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:29:34"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MANOILLY DANTAS DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MANOILLY"
    "autor_email" => "manoillydantas@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vii-enlije"
    "edicao_nome" => "Anais VII ENLIJE"
    "edicao_evento" => "VII Encontro Nacional de Literatura Infanto-Juvenil e Ensino"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/enlije/2018"
    "edicao_logo" => "5e49b1934e39c_16022020181811.png"
    "edicao_capa" => "5f186af18a28e_22072020133601.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 3
    "publicacao_nome" => "Revista ENLIJE"
    "publicacao_codigo" => "2317-0670"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O livro ilustrado de literatura infantil é um objeto multimodal que contempla não apenas a linguagem verbal, mas também a linguagem visual, ressaltando a especificidade desse suporte. A relação texto e imagem no livro exige do professor, como mediador da leitura, formação necessária para realizar a mediação do livro ilustrado. Dessa forma, a proposta deste trabalho é analisar como uma professora utilizou a linguagem imagética do livro Carvoeirinhos (2009) de Roger Mello em uma sessão de leitura de literatura. Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de monografia, de natureza exploratória, e está vinculado à pesquisa “Do aprender ao ensinar a ler literatura e processos mediadores de professores no ensino fundamental: formar leitores, formando-se” (AMARILHA, 2014-2018/CNPq-PROPESq). Fundamenta-se nos estudos de Amarilha (2009; 2013) e Martins, (2006) que versam sobre a leitura e leitura de ficção na escola; Linden (2011), Hendel (2006), Faria (2013) que articulam discussões sobre o design do livro e a ilustração no livro infantil. Para a construção dos dados, foram utilizadas: uma sessão de leitura, gravada em vídeo; uma entrevista semiestruturada com a mediadora, gravada em áudio. As análises indicaram que a docente compreendia a ilustração apenas como uma facilitadora da leitura para crianças em fase de alfabetização e essa concepção influenciou tanto o planejamento e quanto a implementação da sessão de leitura. Observou-se que para mediar a leitura do livro ilustrado é preciso ter formação, demonstrando que o domínio desses saberes, por parte do professor, pode contribuir positivamente para a mediação desse suporte. Portanto, reafirma que discussões como essas são essenciais nos cursos de formação inicial e continuada de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.