Resumo: A primeira metade do ensino fundamental é indispensável para despertar o raciocínio e participação dos alunos, é a partir dai que eles começam a compreender e participar da sociedade como parte integrante dela, se posicionando de maneira critica diante das diferentes situações sócias enfrentadas. A criança é um ser que possui necessidades próprias, sendo que desde seu nascimento, já traz consigo conhecimentos que adquirem em seu ambiente familiar. É um ser dotado de competências e capacidades, com particularidades e que necessita estar inserida a vida social. A partir desta percepção entre os diferenciais do processo de ensino é que podemos inferir que elas são indissociáveis no processo de ensino da leitura, pois uma trazem uma abordagem diferentes, porém, complementares do processo de construção do conhecimento do aluno no que diz respeito ao uso da leitura e escrita de forma contextualizada. Nesta pesquisa, vamos discutir esses processos a partir da concepção dos professores e através dos textos estudados, para que possamos ter uma nova visão acerca dos processos de metodologias utilizadas para aquisição, bem como conhecer como se da esse processo de ensino e aprendizagem. Nossa pesquisa foi realizada na escola Municipal Virtuosa Bernardina da Costa está localizada na cidade de Monte das Gameleiras – RN e tem como objetivo identificar qual a importância da relação entre a alfabetização, o letramento e a inclusão da família no processo de ensino e aprendizagem.