Artigo Anais III CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ABORDAGEM CTSA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, ABORDAGEM CTSA, ENSINO PROBLEMATIZADOR, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Comunicação Oral (CO) GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 44346
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 655
    "inscrito_id" => 1021
    "titulo" => "ABORDAGEM CTSA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência vivenciada na disciplina de estágio supervisionado II no primeiro semestre do ano de 2017, que consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência didática numa turma do 4º ciclo da EJA numa escola municipal localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba, com a temática voltada para os meios de transportes, no intuito de abordar conceitos relacionados à cinemática. Para elaboração da proposta didática utilizamos as relações entre ciências, tecnologia, sociedade e ambiente, também denominada como abordagem CTSA vinculada ao ensino problematizador proposto por Freire. O processo metodológico em sala de aula deu-se de acordo com os três momentos pedagógicos proposto por Delizoicov e Angotti (1991), que consiste numa problematização inicial (na forma de questionamentos e/ou situações que motivem uma investigação), na organização do conhecimento (sistematização e compreensão da informação proposta na primeira etapa), e finalizado através de uma aplicação do conhecimento (na forma de atividades propostas pelo professor, no intuito de analisar as questões propostas inicialmente).Durante os encontros pudemos refletir acerca da importância de abordar os conteúdos através de temas relevantes para os jovens e adultos, pois os mesmo deram-nos o retorno através do envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ABORDAGEM CTSA, ENSINO PROBLEMATIZADOR, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA15_ID1021_03082018212050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE PEREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE"
    "autor_email" => "lianepa10@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 44346
    "edicao_id" => 97
    "trabalho_id" => 655
    "inscrito_id" => 1021
    "titulo" => "ABORDAGEM CTSA E O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O presente trabalho relata uma experiência vivenciada na disciplina de estágio supervisionado II no primeiro semestre do ano de 2017, que consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência didática numa turma do 4º ciclo da EJA numa escola municipal localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba, com a temática voltada para os meios de transportes, no intuito de abordar conceitos relacionados à cinemática. Para elaboração da proposta didática utilizamos as relações entre ciências, tecnologia, sociedade e ambiente, também denominada como abordagem CTSA vinculada ao ensino problematizador proposto por Freire. O processo metodológico em sala de aula deu-se de acordo com os três momentos pedagógicos proposto por Delizoicov e Angotti (1991), que consiste numa problematização inicial (na forma de questionamentos e/ou situações que motivem uma investigação), na organização do conhecimento (sistematização e compreensão da informação proposta na primeira etapa), e finalizado através de uma aplicação do conhecimento (na forma de atividades propostas pelo professor, no intuito de analisar as questões propostas inicialmente).Durante os encontros pudemos refletir acerca da importância de abordar os conteúdos através de temas relevantes para os jovens e adultos, pois os mesmo deram-nos o retorno através do envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT-13 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) E INCLUSÃO"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, ABORDAGEM CTSA, ENSINO PROBLEMATIZADOR, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA15_ID1021_03082018212050.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:28"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:01:36"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANE PEREIRA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ELIANE"
    "autor_email" => "lianepa10@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-cintedi"
    "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI"
    "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png"
    "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 29 de agosto de 2018

Resumo

O presente trabalho relata uma experiência vivenciada na disciplina de estágio supervisionado II no primeiro semestre do ano de 2017, que consistiu na elaboração e aplicação de uma sequência didática numa turma do 4º ciclo da EJA numa escola municipal localizada na cidade de Campina Grande - Paraíba, com a temática voltada para os meios de transportes, no intuito de abordar conceitos relacionados à cinemática. Para elaboração da proposta didática utilizamos as relações entre ciências, tecnologia, sociedade e ambiente, também denominada como abordagem CTSA vinculada ao ensino problematizador proposto por Freire. O processo metodológico em sala de aula deu-se de acordo com os três momentos pedagógicos proposto por Delizoicov e Angotti (1991), que consiste numa problematização inicial (na forma de questionamentos e/ou situações que motivem uma investigação), na organização do conhecimento (sistematização e compreensão da informação proposta na primeira etapa), e finalizado através de uma aplicação do conhecimento (na forma de atividades propostas pelo professor, no intuito de analisar as questões propostas inicialmente).Durante os encontros pudemos refletir acerca da importância de abordar os conteúdos através de temas relevantes para os jovens e adultos, pois os mesmo deram-nos o retorno através do envolvimento nas discussões realizadas em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.