PRÁTICAS REAIS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE DISCENTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM BASE NA AUTONOMIA: “ESCOLA DA PONTE”, UM MODELO A SER SEGUIDO
"2018-08-29 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 44977 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1037 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "PRÁTICAS REAIS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE DISCENTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM BASE NA AUTONOMIA: “ESCOLA DA PONTE”, UM MODELO A SER SEGUIDO" "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar o modelo de autonomia dos discentes pressuposto pela “Escola da Ponte”, especialmente em se tratando daqueles contemplados na Educação Especial, com vistas a implementar uma reflexão em torno dos empecilhos existentes no que se refere ao desenvolvimento educacional, de aprendizagem e de formação do sujeito deficiente no contexto brasileiro. Nesse sentido, a metodologia que norteia este estudo toma como base a pesquisa bibliográfica, bem como o estudo analítico-descritivo; para tanto, tomou-se como suporte teórico os estudos de Freire (1996) e Paro (2011), que tratam da pedagogia da autonomia; Ainscow (1996, 1997) e Bairrão (1997, 1998), que promovem reflexões acerca da educação inclusiva de alunos especiais; de Canário (2004), Vasconcellos (2006), Guarda & Oliveira (2007), Alves (2003) e Pacheco (2006), que discutem sobre a perspectiva inclusiva norteadora da “Escola da Ponte”; dentre outros autores que versam sobre temáticas correlacionadas. Assim, percebe-se, de fato, a “Escola da Ponte” como um modelo de escola inclusiva a ser seguido pelo mundo, especialmente pelo Brasil, onde, na verdade, as escolas costumam simular uma inclusão que não existe, disfarçada, e que não permite o desenvolvimento da autonomia dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID11_12082018213209.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME MOÉS RIBEIRO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME MOÉS" "autor_email" => "guilherme_moes@yahoo.com." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 44977 "edicao_id" => 97 "trabalho_id" => 1037 "inscrito_id" => 11 "titulo" => "PRÁTICAS REAIS DE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE DISCENTES DA EDUCAÇÃO ESPECIAL COM BASE NA AUTONOMIA: “ESCOLA DA PONTE”, UM MODELO A SER SEGUIDO" "resumo" => "Este trabalho objetiva analisar o modelo de autonomia dos discentes pressuposto pela “Escola da Ponte”, especialmente em se tratando daqueles contemplados na Educação Especial, com vistas a implementar uma reflexão em torno dos empecilhos existentes no que se refere ao desenvolvimento educacional, de aprendizagem e de formação do sujeito deficiente no contexto brasileiro. Nesse sentido, a metodologia que norteia este estudo toma como base a pesquisa bibliográfica, bem como o estudo analítico-descritivo; para tanto, tomou-se como suporte teórico os estudos de Freire (1996) e Paro (2011), que tratam da pedagogia da autonomia; Ainscow (1996, 1997) e Bairrão (1997, 1998), que promovem reflexões acerca da educação inclusiva de alunos especiais; de Canário (2004), Vasconcellos (2006), Guarda & Oliveira (2007), Alves (2003) e Pacheco (2006), que discutem sobre a perspectiva inclusiva norteadora da “Escola da Ponte”; dentre outros autores que versam sobre temáticas correlacionadas. Assim, percebe-se, de fato, a “Escola da Ponte” como um modelo de escola inclusiva a ser seguido pelo mundo, especialmente pelo Brasil, onde, na verdade, as escolas costumam simular uma inclusão que não existe, disfarçada, e que não permite o desenvolvimento da autonomia dos educandos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT-06 - EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, EDUCAÇÃO ESPECIAL, AUTONOMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV110_MD1_SA6_ID11_12082018213209.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:28" "updated_at" => "2020-06-09 19:01:38" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUILHERME MOÉS RIBEIRO DE SOUSA" "autor_nome_curto" => "GUILHERME MOÉS" "autor_email" => "guilherme_moes@yahoo.com." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-cintedi" "edicao_nome" => "Anais III CINTEDI" "edicao_evento" => "III Congresso Internacional de Educação Inclusiva e III Jornada Chilena Brasileira de Educação Inclusiva" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2018" "edicao_logo" => "5e49fb7fd07bb_16022020233335.png" "edicao_capa" => "5f183d3fcde25_22072020102103.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-08-29 00:00:00" "publicacao_id" => 21 "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI" "publicacao_codigo" => "2359-2915" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }