Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLA

Palavra-chaves: Juventude, Escola., Cultura Comunicação Oral 08 - VIOLÊNCIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CONCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 440
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 1363
    "titulo" => "CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLA"
    "resumo" => "CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLAMaria Regina Alves dos Reis/UEPB1 Kaline Ferreira Costa/UEPB2                                                                                     Patrícia Cristina de Aragão Araújo/UEPB3 A presente pesquisa faz parte do projeto de extensão em andamento intitulado “Culturas juvenil: Identidade, Representação e História na cultura escolar” que esta sendo desenvolvido na escola pública estadual Monsenhor José Borges de Carvalho na cidade de Alagoa Nova-PB, com turmas de ensino médio.  , o mesmo tem como objetivo refletir e discutir questões referentes ao universo juvenil no contexto da escola. Nesse sentido discutiremos a problemática do Bulling a partir de suas vivencias, bem como questões que norteiam seus cotidianos. O referido trabalho surge da necessidade de reflexão sobre a relação entre escola, juventude e sociedade.  Nesse sentido nos propomos a discutir a cerca da diversidade cultural que se configura no contexto escolar considerando que para que possamos ter uma sociedade democrática, precisamos formar cidadãos críticos e para isso não podemos ignorar os encontros de culturas que se dão no espaço escolar. A discussão sobre multiculturalismo orienta-se pelo direito ao trato, ao convívio democrático em contextos marcados pela desigualdade e exclusão étnico-racial, social, geracional, de gênero, de religiosidade e orientação sexual, pessoas com deficiências, entre outros. Essa reflexão, já ocupa espaço destacado no cenário social e político do Brasil, precisa ocupar mais espaço na agenda educacional. O projeto cultura juvenil vem propor essa discussão para que os jovens sintam-se atraídos e incluídos pela escola. Palavras-chave: Juventude. Escola. cultura.          1 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail:reginareishistoriadora@gmail.com2 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail: kferreiracosta@gmail.com3 Professora de História UEPB. Doutora em Educação.  E-mail: cristina-aragao21@hotmail.com"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "08 - VIOLÊNCIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CONCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS"
    "palavra_chave" => "Juventude, Escola., Cultura"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "9683cc5f89562ea48e72bb321d9f03fb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA REGINA ALVES DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA REGINA"
    "autor_email" => "reginareishistoriadora@gm"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 440
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 444
    "inscrito_id" => 1363
    "titulo" => "CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLA"
    "resumo" => "CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLAMaria Regina Alves dos Reis/UEPB1 Kaline Ferreira Costa/UEPB2                                                                                     Patrícia Cristina de Aragão Araújo/UEPB3 A presente pesquisa faz parte do projeto de extensão em andamento intitulado “Culturas juvenil: Identidade, Representação e História na cultura escolar” que esta sendo desenvolvido na escola pública estadual Monsenhor José Borges de Carvalho na cidade de Alagoa Nova-PB, com turmas de ensino médio.  , o mesmo tem como objetivo refletir e discutir questões referentes ao universo juvenil no contexto da escola. Nesse sentido discutiremos a problemática do Bulling a partir de suas vivencias, bem como questões que norteiam seus cotidianos. O referido trabalho surge da necessidade de reflexão sobre a relação entre escola, juventude e sociedade.  Nesse sentido nos propomos a discutir a cerca da diversidade cultural que se configura no contexto escolar considerando que para que possamos ter uma sociedade democrática, precisamos formar cidadãos críticos e para isso não podemos ignorar os encontros de culturas que se dão no espaço escolar. A discussão sobre multiculturalismo orienta-se pelo direito ao trato, ao convívio democrático em contextos marcados pela desigualdade e exclusão étnico-racial, social, geracional, de gênero, de religiosidade e orientação sexual, pessoas com deficiências, entre outros. Essa reflexão, já ocupa espaço destacado no cenário social e político do Brasil, precisa ocupar mais espaço na agenda educacional. O projeto cultura juvenil vem propor essa discussão para que os jovens sintam-se atraídos e incluídos pela escola. Palavras-chave: Juventude. Escola. cultura.          1 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail:reginareishistoriadora@gmail.com2 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail: kferreiracosta@gmail.com3 Professora de História UEPB. Doutora em Educação.  E-mail: cristina-aragao21@hotmail.com"
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "08 - VIOLÊNCIA NA ESCOLA CONTEMPORÂNEA: CONCEPÇÕES E ENFRENTAMENTOS"
    "palavra_chave" => "Juventude, Escola., Cultura"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "9683cc5f89562ea48e72bb321d9f03fb.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:46"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA REGINA ALVES DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "MARIA REGINA"
    "autor_email" => "reginareishistoriadora@gm"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLAMaria Regina Alves dos Reis/UEPB1 Kaline Ferreira Costa/UEPB2 Patrícia Cristina de Aragão Araújo/UEPB3 A presente pesquisa faz parte do projeto de extensão em andamento intitulado “Culturas juvenil: Identidade, Representação e História na cultura escolar” que esta sendo desenvolvido na escola pública estadual Monsenhor José Borges de Carvalho na cidade de Alagoa Nova-PB, com turmas de ensino médio. , o mesmo tem como objetivo refletir e discutir questões referentes ao universo juvenil no contexto da escola. Nesse sentido discutiremos a problemática do Bulling a partir de suas vivencias, bem como questões que norteiam seus cotidianos. O referido trabalho surge da necessidade de reflexão sobre a relação entre escola, juventude e sociedade. Nesse sentido nos propomos a discutir a cerca da diversidade cultural que se configura no contexto escolar considerando que para que possamos ter uma sociedade democrática, precisamos formar cidadãos críticos e para isso não podemos ignorar os encontros de culturas que se dão no espaço escolar. A discussão sobre multiculturalismo orienta-se pelo direito ao trato, ao convívio democrático em contextos marcados pela desigualdade e exclusão étnico-racial, social, geracional, de gênero, de religiosidade e orientação sexual, pessoas com deficiências, entre outros. Essa reflexão, já ocupa espaço destacado no cenário social e político do Brasil, precisa ocupar mais espaço na agenda educacional. O projeto cultura juvenil vem propor essa discussão para que os jovens sintam-se atraídos e incluídos pela escola. Palavras-chave: Juventude. Escola. cultura. 1 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail:reginareishistoriadora@gmail.com2 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail: kferreiracosta@gmail.com3 Professora de História UEPB. Doutora em Educação. E-mail: cristina-aragao21@hotmail.com

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.