CULTURA JUVENIL: UMA REFLEXÃO SOBRE PRATICAS DE BULLING NA ESCOLAMaria Regina Alves dos Reis/UEPB1 Kaline Ferreira Costa/UEPB2 Patrícia Cristina de Aragão Araújo/UEPB3 A presente pesquisa faz parte do projeto de extensão em andamento intitulado “Culturas juvenil: Identidade, Representação e História na cultura escolar” que esta sendo desenvolvido na escola pública estadual Monsenhor José Borges de Carvalho na cidade de Alagoa Nova-PB, com turmas de ensino médio. , o mesmo tem como objetivo refletir e discutir questões referentes ao universo juvenil no contexto da escola. Nesse sentido discutiremos a problemática do Bulling a partir de suas vivencias, bem como questões que norteiam seus cotidianos. O referido trabalho surge da necessidade de reflexão sobre a relação entre escola, juventude e sociedade. Nesse sentido nos propomos a discutir a cerca da diversidade cultural que se configura no contexto escolar considerando que para que possamos ter uma sociedade democrática, precisamos formar cidadãos críticos e para isso não podemos ignorar os encontros de culturas que se dão no espaço escolar. A discussão sobre multiculturalismo orienta-se pelo direito ao trato, ao convívio democrático em contextos marcados pela desigualdade e exclusão étnico-racial, social, geracional, de gênero, de religiosidade e orientação sexual, pessoas com deficiências, entre outros. Essa reflexão, já ocupa espaço destacado no cenário social e político do Brasil, precisa ocupar mais espaço na agenda educacional. O projeto cultura juvenil vem propor essa discussão para que os jovens sintam-se atraídos e incluídos pela escola. Palavras-chave: Juventude. Escola. cultura. 1 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail:reginareishistoriadora@gmail.com2 Graduanda em História. Pesquisadora do PIBIC/CNPQ. E-mail: kferreiracosta@gmail.com3 Professora de História UEPB. Doutora em Educação. E-mail: cristina-aragao21@hotmail.com