MÍDIA DIGITAL NA EJA: UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO ÀS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS EDUCACIONAIS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 235 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 842 "inscrito_id" => 2189 "titulo" => "MÍDIA DIGITAL NA EJA: UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO ÀS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS EDUCACIONAIS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do processo de inclusão digital de alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, (EJA). Uma vez que o uso das tecnologias nas escolas e na sociedade está aumentando e o aluno necessita desse contato com o mundo virtual, para melhorar a qualidade de seu aprendizado e até mesmo para facilitar seu cotidiano. No entanto, percebe-se que alguns alunos desta modalidade acreditam não precisar dessa relação com as tecnologias digitais. A pesquisa fundamenta-se em autores como Moran (2006), Tajra (2008), LDB 9394/96, Freire (2008). O trabalho se deu por meio de abordagem qualitativa e quantitativa, com pesquisa de campo; aplicação de questionário aos discentes de turmas de EJA; observação das aulas de informática com a finalidade de verificar como acontece a inserção dos alunos no mundo tecnológico; conhecendo as propostas e práticas de ensino na mesma. Portanto, realizar estudo sobre o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos permite aprofundar o conhecimento teórico prático na educação de jovens e adultos, bem como contribuir para a formação de um cidadão crítico, politizado, participante e sujeito de sua realidade. Além de estar inovando no processo ensino aprendizagem, no que tange a metodologia de ensino, instrumentos de avaliação, relação professor aluno, recursos didáticos entre outros aspectos relevantes na formação do aluno e do próprio professor." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "Mídia digital, Eja, Inclusão" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6228a0eacaae9fb1556019ef99a3f80c_2189.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEUZA MARIA MOURA" "autor_nome_curto" => "GEUZA MOURA" "autor_email" => "geuzamm@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI, CSHNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 235 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 842 "inscrito_id" => 2189 "titulo" => "MÍDIA DIGITAL NA EJA: UMA ANÁLISE DA INCLUSÃO ÀS PRÁTICAS TECNOLÓGICAS EDUCACIONAIS" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo realizar uma análise do processo de inclusão digital de alunos da modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos, (EJA). Uma vez que o uso das tecnologias nas escolas e na sociedade está aumentando e o aluno necessita desse contato com o mundo virtual, para melhorar a qualidade de seu aprendizado e até mesmo para facilitar seu cotidiano. No entanto, percebe-se que alguns alunos desta modalidade acreditam não precisar dessa relação com as tecnologias digitais. A pesquisa fundamenta-se em autores como Moran (2006), Tajra (2008), LDB 9394/96, Freire (2008). O trabalho se deu por meio de abordagem qualitativa e quantitativa, com pesquisa de campo; aplicação de questionário aos discentes de turmas de EJA; observação das aulas de informática com a finalidade de verificar como acontece a inserção dos alunos no mundo tecnológico; conhecendo as propostas e práticas de ensino na mesma. Portanto, realizar estudo sobre o uso das novas tecnologias da informação e comunicação (TICs) nos permite aprofundar o conhecimento teórico prático na educação de jovens e adultos, bem como contribuir para a formação de um cidadão crítico, politizado, participante e sujeito de sua realidade. Além de estar inovando no processo ensino aprendizagem, no que tange a metodologia de ensino, instrumentos de avaliação, relação professor aluno, recursos didáticos entre outros aspectos relevantes na formação do aluno e do próprio professor." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "15 - EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA" "palavra_chave" => "Mídia digital, Eja, Inclusão" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6228a0eacaae9fb1556019ef99a3f80c_2189.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GEUZA MARIA MOURA" "autor_nome_curto" => "GEUZA MOURA" "autor_email" => "geuzamm@hotmail.com" "autor_ies" => "UFPI, CSHNB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }