Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

FORMAÇÃO DE PROFESSORES: as contribuições do PET

Palavra-chaves: PET, Escolas Superiores, Indissociabilidade Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

O propósito deste texto é refletir sobre a formação de professores a partir das ações desenvolvidas pelo Programa de Educação Tutorial (PET), Literatura do Rio Grande do Norte. Antes de passar a falar do PET, gostaria de colocar alguns aspectos que dizem respeito à indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão nas universidades e para isso faço uma retrospectiva da legislação que embasa essa tríade. Em 2001, saiu o Decreto nº 3.860/01, que passou a integrar faculdades integradas, faculdades, institutos ou escolas superiores em uma única classificação, diversamente dos Decretos nº 2.207/97 e nº 2.306/97 que estabeleciam classificações diferenciadas. Todos esses decretos instituem que somente as universidades têm obrigatoriedade de desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão. Contudo, o Decreto nº 3.860/01, Art. 8o, não mais considera a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois explicita que "As universidades caracterizam-se pela oferta regular de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão, atendendo ao que dispõem os artigos 52, 53 e 54 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996." Não posso deixar de frisar que:

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