SILVA, Cláudia Alves Da et al.. Educar na diversidade e a formação de professores. Anais IV FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2012. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/117>. Acesso em: 21/11/2024 19:58
A atuação de professores frente à diversidade presente no espaço escolar tem suscitado expressivas reflexões acerca de práticas educativas voltadas para a convivência com as diferenças. Exige-se dos educadores posicionamentos éticos que os conduzam à efetivação de uma educação de qualidade, como profissionais preparados para atuarem em espaços heterogêneos, com um público-alvo diversificado. Este trabalho propõe algumas reflexões nascidas a partir da atuação de um grupo de alunos do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu/UERN, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na Escola Estadual João Godeiro, Patu-RN tendo como suporte bibliográfico as teorias de autores como PIMENTA (2008); SILVA (2010) e etc. Objetiva-se discutir as dificuldades que os profissionais da educação sentem quanto à qualificação para atuar no espaço plural que é a escola, composto por várias etnias, gêneros e classes sociais. Os questionamentos que delimitaram a discussão permitiram inferir que a escola tem um longo caminho a percorrer quanto à formação continuada de profissionais para atuar na diversidade, e o PIBID como programa que oferece apoio aos docentes da educação básica e aos graduandos, futuros professores, pode ser alternativa eficaz para melhorar a qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas.