EDUCAR NA DIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 117 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 351 "titulo" => "EDUCAR NA DIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A atuação de professores frente à diversidade presente no espaço escolar tem suscitado expressivas reflexões acerca de práticas educativas voltadas para a convivência com as diferenças. Exige-se dos educadores posicionamentos éticos que os conduzam à efetivação de uma educação de qualidade, como profissionais preparados para atuarem em espaços heterogêneos, com um público-alvo diversificado. Este trabalho propõe algumas reflexões nascidas a partir da atuação de um grupo de alunos do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu/UERN, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na Escola Estadual João Godeiro, Patu-RN tendo como suporte bibliográfico as teorias de autores como PIMENTA (2008); SILVA (2010) e etc. Objetiva-se discutir as dificuldades que os profissionais da educação sentem quanto à qualificação para atuar no espaço plural que é a escola, composto por várias etnias, gêneros e classes sociais. Os questionamentos que delimitaram a discussão permitiram inferir que a escola tem um longo caminho a percorrer quanto à formação continuada de profissionais para atuar na diversidade, e o PIBID como programa que oferece apoio aos docentes da educação básica e aos graduandos, futuros professores, pode ser alternativa eficaz para melhorar a qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Educação, Diversidade, Formação de professores" "idioma" => "Português" "arquivo" => "331fd1d09a9b6778fe59cbc3301c9340_351.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA" "autor_email" => "claudia.peda@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 117 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 195 "inscrito_id" => 351 "titulo" => "EDUCAR NA DIVERSIDADE E A FORMAÇÃO DE PROFESSORES" "resumo" => "A atuação de professores frente à diversidade presente no espaço escolar tem suscitado expressivas reflexões acerca de práticas educativas voltadas para a convivência com as diferenças. Exige-se dos educadores posicionamentos éticos que os conduzam à efetivação de uma educação de qualidade, como profissionais preparados para atuarem em espaços heterogêneos, com um público-alvo diversificado. Este trabalho propõe algumas reflexões nascidas a partir da atuação de um grupo de alunos do Curso de Pedagogia do Campus Avançado de Patu/UERN, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID, na Escola Estadual João Godeiro, Patu-RN tendo como suporte bibliográfico as teorias de autores como PIMENTA (2008); SILVA (2010) e etc. Objetiva-se discutir as dificuldades que os profissionais da educação sentem quanto à qualificação para atuar no espaço plural que é a escola, composto por várias etnias, gêneros e classes sociais. Os questionamentos que delimitaram a discussão permitiram inferir que a escola tem um longo caminho a percorrer quanto à formação continuada de profissionais para atuar na diversidade, e o PIBID como programa que oferece apoio aos docentes da educação básica e aos graduandos, futuros professores, pode ser alternativa eficaz para melhorar a qualidade do ensino ofertado nas escolas públicas." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS" "palavra_chave" => "Educação, Diversidade, Formação de professores" "idioma" => "Português" "arquivo" => "331fd1d09a9b6778fe59cbc3301c9340_351.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLÁUDIA ALVES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLÁUDIA" "autor_email" => "claudia.peda@hotmail.com" "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }