Os conhecimentos sobre os letramentos são essenciais para os estudantes e professores da área de língua(gens). Por essa razão, às práticas de leituras e estudos teóricos sobre este tema poderiam ser mais explorados por estudantes e professores, uma vez que estes serão responsáveis pela formação de alunos frente ao mundo letrado. Este artigo objetiva compartilhar a importância do uso da sequência didática (SD), com o intuito de ensinar determinado gênero textual, bem como a junção das teorias dos Estudos do Letramento(s) para a aplicação nas aulas cotidianas de Língua Portuguesa ou nos Estágios Supervisionados. Fundamentamos este artigo nas metodologias de ensino de LP proposta por Bezerra (2007) e Kleiman e Sepulveda (2014). Nas contribuições estudos sobre letramento(s) defendido por Kleiman (1995; 2007; 2008; 2010; 2014) e Street (2007). Quanto aos estudos dos multiletramentos fundamentamo-nos em Rojo (2012). Sobre a sistematização da SD, recorremos à Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004;1999). Como procedimento metodológico, contamos com a análise qualitativa de relatos de alunos de dois 9º anos (A e B), de uma escola pública da Paraíba, sobre às práticas de letramentos vivenciadas em um Seminário de Leitura, bem como as suas experiências com as (re)leituras e (re)escritas. Estes trabalhos mostram a importância dos docentes e futuros docentes (re)conhecerem as teorias dos letramentos para aplicá-las nas aulas. Apresentamos como resultado um trabalho bem-sucedido, cuja à sistematização de uma SD, junto com as teorias dos letramentos promoveram nas práticas de leituras e produções textuais em um evento de letramento e conhecimentos compartilhados.