OS CONHECIMENTOS SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DOS LETRAMENTO(S) PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICA, DOCÊNCIA E EVENTOS DE LETRAMENTOS
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43576 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 46 "titulo" => "OS CONHECIMENTOS SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DOS LETRAMENTO(S) PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICA, DOCÊNCIA E EVENTOS DE LETRAMENTOS" "resumo" => "Os conhecimentos sobre os letramentos são essenciais para os estudantes e professores da área de língua(gens). Por essa razão, às práticas de leituras e estudos teóricos sobre este tema poderiam ser mais explorados por estudantes e professores, uma vez que estes serão responsáveis pela formação de alunos frente ao mundo letrado. Este artigo objetiva compartilhar a importância do uso da sequência didática (SD), com o intuito de ensinar determinado gênero textual, bem como a junção das teorias dos Estudos do Letramento(s) para a aplicação nas aulas cotidianas de Língua Portuguesa ou nos Estágios Supervisionados. Fundamentamos este artigo nas metodologias de ensino de LP proposta por Bezerra (2007) e Kleiman e Sepulveda (2014). Nas contribuições estudos sobre letramento(s) defendido por Kleiman (1995; 2007; 2008; 2010; 2014) e Street (2007). Quanto aos estudos dos multiletramentos fundamentamo-nos em Rojo (2012). Sobre a sistematização da SD, recorremos à Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004;1999). Como procedimento metodológico, contamos com a análise qualitativa de relatos de alunos de dois 9º anos (A e B), de uma escola pública da Paraíba, sobre às práticas de letramentos vivenciadas em um Seminário de Leitura, bem como as suas experiências com as (re)leituras e (re)escritas. Estes trabalhos mostram a importância dos docentes e futuros docentes (re)conhecerem as teorias dos letramentos para aplicá-las nas aulas. Apresentamos como resultado um trabalho bem-sucedido, cuja à sistematização de uma SD, junto com as teorias dos letramentos promoveram nas práticas de leituras e produções textuais em um evento de letramento e conhecimentos compartilhados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS, CONHECIMENTOS TEÓRICOS, AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA7_ID46_04042018201843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES" "autor_nome_curto" => "MARQUES" "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmai" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43576 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 14 "inscrito_id" => 46 "titulo" => "OS CONHECIMENTOS SOBRE A SEQUÊNCIA DIDÁTICA E DOS LETRAMENTO(S) PARA AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA: PRÁTICA, DOCÊNCIA E EVENTOS DE LETRAMENTOS" "resumo" => "Os conhecimentos sobre os letramentos são essenciais para os estudantes e professores da área de língua(gens). Por essa razão, às práticas de leituras e estudos teóricos sobre este tema poderiam ser mais explorados por estudantes e professores, uma vez que estes serão responsáveis pela formação de alunos frente ao mundo letrado. Este artigo objetiva compartilhar a importância do uso da sequência didática (SD), com o intuito de ensinar determinado gênero textual, bem como a junção das teorias dos Estudos do Letramento(s) para a aplicação nas aulas cotidianas de Língua Portuguesa ou nos Estágios Supervisionados. Fundamentamos este artigo nas metodologias de ensino de LP proposta por Bezerra (2007) e Kleiman e Sepulveda (2014). Nas contribuições estudos sobre letramento(s) defendido por Kleiman (1995; 2007; 2008; 2010; 2014) e Street (2007). Quanto aos estudos dos multiletramentos fundamentamo-nos em Rojo (2012). Sobre a sistematização da SD, recorremos à Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004;1999). Como procedimento metodológico, contamos com a análise qualitativa de relatos de alunos de dois 9º anos (A e B), de uma escola pública da Paraíba, sobre às práticas de letramentos vivenciadas em um Seminário de Leitura, bem como as suas experiências com as (re)leituras e (re)escritas. Estes trabalhos mostram a importância dos docentes e futuros docentes (re)conhecerem as teorias dos letramentos para aplicá-las nas aulas. Apresentamos como resultado um trabalho bem-sucedido, cuja à sistematização de uma SD, junto com as teorias dos letramentos promoveram nas práticas de leituras e produções textuais em um evento de letramento e conhecimentos compartilhados." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 07. Letramentos e Ensino de Línguas" "palavra_chave" => "LETRAMENTOS, CONHECIMENTOS TEÓRICOS, AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA, SEQUÊNCIA DIDÁTICA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA7_ID46_04042018201843.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56" "ativo" => 1 "autor_nome" => "EWERTON LUCAS DE MELO MARQUES" "autor_nome_curto" => "MARQUES" "autor_email" => "ewertonlucas.marques@gmai" "autor_ies" => "UFCG" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }