Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

O ENSINO DE LITERATURA EM CAMPINA GRANDE/PB: AVANÇOS E PERSPECTIVAS

Palavra-chaves: ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA, CIÊNCIAS DA LINGUAGEM, ENSINO LITERÁRIO ATUAL Comunicação Oral (CO) GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43554
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 416
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA EM CAMPINA GRANDE/PB: AVANÇOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O ensino e aprendizagem de Literatura vem sendo, constantemente, discutido por profissionais das ciências da linguagem e da educação. É nítido que o ensino médio vem passando por mudanças consideráveis que são frutos dos avanços sociais e das novas perspectivas de visão de mundo dos alunos; a escola, como entidade viva e sensível a essas evoluções sociais, tem a função de moldar-se ao novo contexto educacional, proporcionando um ensino efetivo, crítico e que abarque, também, os interesses dos discentes. O objetivo do presente estudo é refletir sobre as novas ações pedagógicas para o ensino de leitura e letramento literário, em sala de aula de nível médio da cidade de Campina Grande/PB, buscando-se entender quais as alterações foram desencadeadas, nessa área de conhecimento, a partir das evoluções supracitadas, bem como o que dizem os documentos oficiais sobre a questão – tais como os Parâmetros Nacionais Curriculares da língua portuguesa e Projetos Político-Pedagógicos de determinadas escolas. A metodologia adotada abrange a pesquisa teórico-bibliográfica, assim como a pesquisa de campo, desenvolvida em instituições escolares de nível médio da referida cidade. Por fim, percebe-se que o levantamento de dados indicam que há, progressivamente, a utilização de novas formas e suportes para o ensino literário, proporcionando, assim, práticas mais inovadoras do que as que eram utilizadas, tradicionalmente. Os professores e discentes, então, veem o ensino literário atual como mais acessível e útil, próximo de suas realidades culturais e sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA, CIÊNCIAS DA LINGUAGEM, ENSINO LITERÁRIO ATUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID416_24052018142631.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO ALVES PRADO DE BARROS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO ALVES PRADO DE B. LIMA"
    "autor_email" => "fabioapdbl@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43554
    "edicao_id" => 92
    "trabalho_id" => 140
    "inscrito_id" => 416
    "titulo" => "O ENSINO DE LITERATURA EM CAMPINA GRANDE/PB: AVANÇOS E PERSPECTIVAS"
    "resumo" => "O ensino e aprendizagem de Literatura vem sendo, constantemente, discutido por profissionais das ciências da linguagem e da educação. É nítido que o ensino médio vem passando por mudanças consideráveis que são frutos dos avanços sociais e das novas perspectivas de visão de mundo dos alunos; a escola, como entidade viva e sensível a essas evoluções sociais, tem a função de moldar-se ao novo contexto educacional, proporcionando um ensino efetivo, crítico e que abarque, também, os interesses dos discentes. O objetivo do presente estudo é refletir sobre as novas ações pedagógicas para o ensino de leitura e letramento literário, em sala de aula de nível médio da cidade de Campina Grande/PB, buscando-se entender quais as alterações foram desencadeadas, nessa área de conhecimento, a partir das evoluções supracitadas, bem como o que dizem os documentos oficiais sobre a questão – tais como os Parâmetros Nacionais Curriculares da língua portuguesa e Projetos Político-Pedagógicos de determinadas escolas. A metodologia adotada abrange a pesquisa teórico-bibliográfica, assim como a pesquisa de campo, desenvolvida em instituições escolares de nível médio da referida cidade. Por fim, percebe-se que o levantamento de dados indicam que há, progressivamente, a utilização de novas formas e suportes para o ensino literário, proporcionando, assim, práticas mais inovadoras do que as que eram utilizadas, tradicionalmente. Os professores e discentes, então, veem o ensino literário atual como mais acessível e útil, próximo de suas realidades culturais e sociais."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT - 01. Ensino e Aprendizagem da Leitura Literária Hoje"
    "palavra_chave" => "ENSINO E APRENDIZAGEM DE LITERATURA, CIÊNCIAS DA LINGUAGEM, ENSINO LITERÁRIO ATUAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA1_ID416_24052018142631.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:36:56"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO ALVES PRADO DE BARROS LIMA"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO ALVES PRADO DE B. LIMA"
    "autor_email" => "fabioapdbl@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFCG"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conbrale"
    "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE"
    "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018"
    "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png"
    "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00"
    "publicacao_id" => 42
    "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE"
    "publicacao_codigo" => "2594-5017"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O ensino e aprendizagem de Literatura vem sendo, constantemente, discutido por profissionais das ciências da linguagem e da educação. É nítido que o ensino médio vem passando por mudanças consideráveis que são frutos dos avanços sociais e das novas perspectivas de visão de mundo dos alunos; a escola, como entidade viva e sensível a essas evoluções sociais, tem a função de moldar-se ao novo contexto educacional, proporcionando um ensino efetivo, crítico e que abarque, também, os interesses dos discentes. O objetivo do presente estudo é refletir sobre as novas ações pedagógicas para o ensino de leitura e letramento literário, em sala de aula de nível médio da cidade de Campina Grande/PB, buscando-se entender quais as alterações foram desencadeadas, nessa área de conhecimento, a partir das evoluções supracitadas, bem como o que dizem os documentos oficiais sobre a questão – tais como os Parâmetros Nacionais Curriculares da língua portuguesa e Projetos Político-Pedagógicos de determinadas escolas. A metodologia adotada abrange a pesquisa teórico-bibliográfica, assim como a pesquisa de campo, desenvolvida em instituições escolares de nível médio da referida cidade. Por fim, percebe-se que o levantamento de dados indicam que há, progressivamente, a utilização de novas formas e suportes para o ensino literário, proporcionando, assim, práticas mais inovadoras do que as que eram utilizadas, tradicionalmente. Os professores e discentes, então, veem o ensino literário atual como mais acessível e útil, próximo de suas realidades culturais e sociais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.