O ensino e aprendizagem de Literatura vem sendo, constantemente, discutido por profissionais das ciências da linguagem e da educação. É nítido que o ensino médio vem passando por mudanças consideráveis que são frutos dos avanços sociais e das novas perspectivas de visão de mundo dos alunos; a escola, como entidade viva e sensível a essas evoluções sociais, tem a função de moldar-se ao novo contexto educacional, proporcionando um ensino efetivo, crítico e que abarque, também, os interesses dos discentes. O objetivo do presente estudo é refletir sobre as novas ações pedagógicas para o ensino de leitura e letramento literário, em sala de aula de nível médio da cidade de Campina Grande/PB, buscando-se entender quais as alterações foram desencadeadas, nessa área de conhecimento, a partir das evoluções supracitadas, bem como o que dizem os documentos oficiais sobre a questão – tais como os Parâmetros Nacionais Curriculares da língua portuguesa e Projetos Político-Pedagógicos de determinadas escolas. A metodologia adotada abrange a pesquisa teórico-bibliográfica, assim como a pesquisa de campo, desenvolvida em instituições escolares de nível médio da referida cidade. Por fim, percebe-se que o levantamento de dados indicam que há, progressivamente, a utilização de novas formas e suportes para o ensino literário, proporcionando, assim, práticas mais inovadoras do que as que eram utilizadas, tradicionalmente. Os professores e discentes, então, veem o ensino literário atual como mais acessível e útil, próximo de suas realidades culturais e sociais.