FERREIRA, Maria Lúcia Da Silva. Meio ambiente e consumo: o que temos o que queremos. Anais II CONBRALE... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/43541>. Acesso em: 22/11/2024 01:10
O presente Artigo, basea-se em um Projeto de Intervenção Pedagógica desenvolvido durante o ano de 2015, em uma turma do 9º ano, de uma Escola Estadual do Ensino Fundamental na cidade de Itabaiana-PB, cujo objetivo é suscitar reflexões sobre as ações, do individuo ou do grupo, de exercer um papel responsável diante das transformações sociais e ambientais do planeta, percebendo as relações entre o Meio Ambiente e Consumo partindo de reflexões críticas propiciadas por textos de diversos gêneros relacionados ao tema: “Meio Ambiente e Consumo: o que temos e o que queremos?”. Oralidade: escuta e produção e exposição dos trabalhos produzidos pelos próprios alunos, com o propósito de promover uma prática integral, capaz de ampliar sua capacidade linguística, buscando elaborar e propor os conteúdos em uma sequência didática que os levassem a se reconhecerem como sujeitos discursivos, portanto construtores de sentido.O aporte teórico que fundamentou este trabalho foram os estudiosos Chavenato (2004), Gore (2006) e Smith(2007). Pauta-se ainda nos estudiosos que tratam dos gêneros discursivos Marcushi (2008), Bakhtin (1997), dentre outros. Para tal estudo, foi realizada a pesquisa em uma prática de ensino aprendizagem. Os dados obtidos indicaram que um trabalho feito de forma interdisciplinar pode levar em conta as representações que a comunidade escolar tem a respeito das relações entre meio ambiente e o consumo e não pode deixar de debater a posição peculiar de cada individuo e o poder que o mesmo tem em fazer a diferença além de ampliar capacidade lingüística na oralidade e a escrita.