Artigo Anais II CONBRALE

ANAIS de Evento

ISSN: 2594-5017

A CONEXÃO DOS LETRAMENTOS NA PRÁTICA DOCENTE

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICA DOCENTE. Comunicação Oral (CO) GT - 06. Letramentos e Leituras de Resistência
0 of 0
"2018-06-20 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43448 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 593 "titulo" => "A CONEXÃO DOS LETRAMENTOS NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a relação entre a teoria cientifica referente aos letramentos e a prática docente pode garantir a aprendizagem, desde que tenha caráter mútuo e significativo. Para tanto discorremos o relato de experiência aplicado em 2015 nas turmas dos 9º anos com o intuito de melhorar os resultados negativos na Prova Brasil que consequentemente reflete no IDEB da nossa escola. Nessa perspectiva utilizamos abordagens acerca da alfabetização e os letramentos intrínsecos em sala de aula, na qual enfatizamos o letramento digital, assim constatamos que o universo tecnológico pode ser explorado com mais frequência no ambiente escolar, pois é um instrumento muito atrativo para essa geração inserida no mundo globalizado e consequentemente digital. Quanto à metodologia, esse estudo organiza-se através de uma pesquisa de natureza qualitativa. Vale ressaltar que neste projeto o letramento digital foi direcionado para o desenvolvimento das habilidades pertinentes a avaliação da Prova Brasil, porém esse foco nas aulas de Língua Portuguesa também contribui na construção de um sujeito capaz de atuar na sociedade de maneira crítica.O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a relação entre a teoria cientifica referente aos letramentos e a prática docente pode garantir a aprendizage" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 06. Letramentos e Leituras de Resistência" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICA DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA6_ID593_21052018201349.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDIANE DE ALMEIDA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "GILDIANE" "autor_email" => "gildiane.almeida@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43448 "edicao_id" => 92 "trabalho_id" => 80 "inscrito_id" => 593 "titulo" => "A CONEXÃO DOS LETRAMENTOS NA PRÁTICA DOCENTE" "resumo" => "O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a relação entre a teoria cientifica referente aos letramentos e a prática docente pode garantir a aprendizagem, desde que tenha caráter mútuo e significativo. Para tanto discorremos o relato de experiência aplicado em 2015 nas turmas dos 9º anos com o intuito de melhorar os resultados negativos na Prova Brasil que consequentemente reflete no IDEB da nossa escola. Nessa perspectiva utilizamos abordagens acerca da alfabetização e os letramentos intrínsecos em sala de aula, na qual enfatizamos o letramento digital, assim constatamos que o universo tecnológico pode ser explorado com mais frequência no ambiente escolar, pois é um instrumento muito atrativo para essa geração inserida no mundo globalizado e consequentemente digital. Quanto à metodologia, esse estudo organiza-se através de uma pesquisa de natureza qualitativa. Vale ressaltar que neste projeto o letramento digital foi direcionado para o desenvolvimento das habilidades pertinentes a avaliação da Prova Brasil, porém esse foco nas aulas de Língua Portuguesa também contribui na construção de um sujeito capaz de atuar na sociedade de maneira crítica.O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a relação entre a teoria cientifica referente aos letramentos e a prática docente pode garantir a aprendizage" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT - 06. Letramentos e Leituras de Resistência" "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO, PRÁTICA DOCENTE." "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV109_MD1_SA6_ID593_21052018201349.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:36:55" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GILDIANE DE ALMEIDA SILVA GOMES" "autor_nome_curto" => "GILDIANE" "autor_email" => "gildiane.almeida@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conbrale" "edicao_nome" => "Anais II CONBRALE" "edicao_evento" => "II Congresso Brasileiro sobre Letramentos e Dificuldades de Aprendizagem" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conbrale/2018" "edicao_logo" => "5e49ed609ebab_16022020223320.png" "edicao_capa" => "5f18453d93375_22072020105509.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-06-20 00:00:00" "publicacao_id" => 42 "publicacao_nome" => "Anais do CONBRALE" "publicacao_codigo" => "2594-5017" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 20 de junho de 2018

Resumo

O presente artigo tem como objetivo demonstrar que a relação entre a teoria cientifica referente aos letramentos e a prática docente pode garantir a aprendizagem, desde que tenha caráter mútuo e significativo. Para tanto discorremos o relato de experiência aplicado em 2015 nas turmas dos 9º anos com o intuito de melhorar os resultados negativos na Prova Brasil que consequentemente reflete no IDEB da nossa escola. Nessa perspectiva utilizamos abordagens acerca da alfabetização e os letramentos intrínsecos em sala de aula, na qual enfatizamos o letramento digital, assim constatamos que o universo tecnológico pode ser explorado com mais frequência no ambiente escolar, pois é um instrumento muito atrativo para essa geração inserida no mundo globalizado e consequentemente digital. Quanto à metodologia, esse estudo organiza-se através de uma pesquisa de natureza qualitativa. Vale ressaltar que neste projeto o letramento digital foi direcionado para o desenvolvimento das habilidades pertinentes a avaliação da Prova Brasil, porém esse foco nas aulas de Língua Portuguesa também contribui na construção de um sujeito capaz de atuar na sociedade de maneira crítica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.