Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

USANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO STOMACHION O QUEBRA-CABEÇAS GEOMÉTRICO.

Palavra-chaves: STOMACHION, QUEBRA-CABEÇA, TEOREMA DE PICK Comunicação Oral (CO) AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática
0 of 0
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 43405 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 1149 "titulo" => "USANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO STOMACHION O QUEBRA-CABEÇAS GEOMÉTRICO." "resumo" => "A presente pesquisa trata de uma proposta de atividade para ser utilizada com alunos do ensino médio no ensino de Matemática. Esse material didático de manipulação é um quebra-cabeça geométrico chamado Stomachion de autoria atribuída a Arquimedes. Que tem como objetivo trabalhar área de figuras planas. Os materiais necessários para a sua confecção são: papel A4 milimetrado; E.V.A.(Abreviatura do nome em inglês ethil Vinil Acetat); régua; lápis; tesoura e cola. Na construção deste quebra-cabeça destacando algumas etapas, que começa com a marcação de pontos no papel milimetrado utilizando os conceitos de ponto e plano cartesiano em seguida utilizamos as coordenadas de cada ponto para traçar determinadas retas e formar as figuras geométricas desejadas. Apresentamos também as regras necessárias para sua montagem. Por fim, apresentamos o cálculo da área das peças do Stomachion, utilizando o teorema de Pick e os determinantes que podem ser explorado em sala de aula junto aos alunos do ensino médio.A presente pesquisa trata de uma proposta de atividade para ser utilizada com alunos do ensino médio no ensino de Matemática. Esse material didático de manipul" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "STOMACHION, QUEBRA-CABEÇA, TEOREMA DE PICK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA10_ID1149_25052018215042.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHAM CANDIDO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NATHAM" "autor_email" => "nathan.oliveira_@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 43405 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 250 "inscrito_id" => 1149 "titulo" => "USANDO CONCEITOS MATEMÁTICOS PARA A CONSTRUÇÃO DO STOMACHION O QUEBRA-CABEÇAS GEOMÉTRICO." "resumo" => "A presente pesquisa trata de uma proposta de atividade para ser utilizada com alunos do ensino médio no ensino de Matemática. Esse material didático de manipulação é um quebra-cabeça geométrico chamado Stomachion de autoria atribuída a Arquimedes. Que tem como objetivo trabalhar área de figuras planas. Os materiais necessários para a sua confecção são: papel A4 milimetrado; E.V.A.(Abreviatura do nome em inglês ethil Vinil Acetat); régua; lápis; tesoura e cola. Na construção deste quebra-cabeça destacando algumas etapas, que começa com a marcação de pontos no papel milimetrado utilizando os conceitos de ponto e plano cartesiano em seguida utilizamos as coordenadas de cada ponto para traçar determinadas retas e formar as figuras geométricas desejadas. Apresentamos também as regras necessárias para sua montagem. Por fim, apresentamos o cálculo da área das peças do Stomachion, utilizando o teorema de Pick e os determinantes que podem ser explorado em sala de aula junto aos alunos do ensino médio.A presente pesquisa trata de uma proposta de atividade para ser utilizada com alunos do ensino médio no ensino de Matemática. Esse material didático de manipul" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 01 - Pesquisa e Ensino da Matemática" "palavra_chave" => "STOMACHION, QUEBRA-CABEÇA, TEOREMA DE PICK" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA10_ID1149_25052018215042.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "NATHAM CANDIDO DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "NATHAM" "autor_email" => "nathan.oliveira_@hotmail." "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A presente pesquisa trata de uma proposta de atividade para ser utilizada com alunos do ensino médio no ensino de Matemática. Esse material didático de manipulação é um quebra-cabeça geométrico chamado Stomachion de autoria atribuída a Arquimedes. Que tem como objetivo trabalhar área de figuras planas. Os materiais necessários para a sua confecção são: papel A4 milimetrado; E.V.A.(Abreviatura do nome em inglês ethil Vinil Acetat); régua; lápis; tesoura e cola. Na construção deste quebra-cabeça destacando algumas etapas, que começa com a marcação de pontos no papel milimetrado utilizando os conceitos de ponto e plano cartesiano em seguida utilizamos as coordenadas de cada ponto para traçar determinadas retas e formar as figuras geométricas desejadas. Apresentamos também as regras necessárias para sua montagem. Por fim, apresentamos o cálculo da área das peças do Stomachion, utilizando o teorema de Pick e os determinantes que podem ser explorado em sala de aula junto aos alunos do ensino médio.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.