RESUMO: A matemática é componente importante na construção da cidadania, na medida em que a sociedade se utiliza, cada vez mais, de conhecimentos científicos e recursos tecnológicos, dos quais os cidadãos devem se apropriar. A psicopedagogia é uma ciência cuja qual nos possibilita a oportunidade de entendermos o que acarreta a não aprendizagem dos educando em determinada atividade, mesmo sendo utilizado de diversos recursos o discente apresenta dificuldades de aprendizagem e até mesmo impossibilidade em desenvolver a atividade a ele proposta. A metodologia utilizada foi um estudo de caso objetivando entender o porquê da não aprendizagem do educando ao desenvolver as atividades de matemática a ele proposta. Este trabalho foi desenvolvido numa turma de 4º ano do ensino fundamental na Escola Municipal de Ensino Fundamental Monsenhor Severino Cavalcante de Miranda, localizada na rua: Abelardo Targino da Fonseca S/N, situada na cidade de Araruna-Paraíba Município de João Pessoa. Ao concluir esse trabalho percebemos tamanha dificuldade por parte dos discentes em realizar suas atividades uma vez que os mesmos alegam que não sabem ler, o que dificulta ainda mais seu desenvolvimento na hora de realizar as atividades propostas em sala de aula. Propomos ao mediador de forma interventiva que o mesmo sempre faça uma leitura coletiva, em voz alta e repetirá, para que os educando com dificuldade de leitura possam entender melhor o que significa cada questão, e o que busca repassar de informação para ele.