Este trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as orientações e direcionamentos contidos nos
documentos oficiais para o ensino da Álgebra nos anos finais do ensino fundamental. É uma pesquisa
qualitativa caracterizado como documental, a qual faz inicialmente a análise das orientações contidas nos
Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) no que diz respeito ao ensino da Álgebra nos anos finais do ensino
fundamental, e em seguida, por considerar que tais orientações devem ser interpretadas e adaptadas
localmente, faz uma análise do Referencial Curricular do Ensino Fundamental Estado da Paraíba (RCEF-PB)
de Matemática, direcionando também o olhar para o ensino da Álgebra nos anos finais do ensino
fundamental. A pesquisa apresenta fortes indícios quanto as potencialidades da Resolução de Problemas no
ensino da Álgebra, destacando também como uma problemática emergente, a não utilização desta em sala de
aula. Diante disso, pretendemos a partir deste trabalho, poder contribuir com os educadores e pesquisadores,
com reflexões quanto ao ensino de Álgebra nos anos finais do ensino fundamental e a utilização da
Resolução de Problemas na sala de aula de Matemática.