Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

Visualizações: 1033
SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS NO ENSINO DA FÍSICA: O USO DA FERRAMENTA “FALSTAD - CIRCUIT SIMULATOR APPLET” PARA O ENTENDIMENTO DE CIRCUITOS ELÉTRICOS.

Palavra-chaves: CIRCUITOS ELÉTRICOS, SIMULAÇÕES COMPUTACIONAIS, ENSINO DE FÍSICA Pôster (PO) AT 14 - Pesquisa e Ensino de Física e Astronomia: desafios na contemporaneidade Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

No presente trabalho foi realizado um estudo relacionado ao uso da tecnologia como meio facilitador do ensino de física. A abordagem deste tema foi direcionada para a aprendizagem do conteúdo de eletrodinâmica, pois ao tratar-se de circuitos elétricos em sala de aula, dificilmente é possível mostrar ao aluno como se comporta um circuito elétrico com diferentes tipos de dispositivos, juntamente com o entendimento sobre as grandezas físicas e seus elementos matemáticos, utilizando apenas “pincel e quadro”. Este trabalho tem como principal objetivo apresentar o Falstad - Circuit Simulator Applet, uma poderosa ferramenta web, a qual contém simulações computacionais para experimentos de física relacionados à eletrodinâmica, trata-se de um software aberto, onde possui uma interface gráfica simples, mas com uma grande variedade de simulações para circuitos elétricos, além de tornar possível a livre montagem de experimentos de acordo com a necessidade do usuário. O diferencial desta ferramenta é que podem ser realizadas tanto simulações simples quanto as mais complexas, ou seja, de forma que é proveitosa para utilizar no ensino médio e também no ensino superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.