Em um mundo com tantos atrativos e distrações encontrar metodologias que tornem o processo de ensino-aprendizagem estimulante para o aluno tornou-se um grande desafio para os professores. Em particular, no ensino da matemática é preciso encontrar formas de desafiar o aluno e ao mesmo tempo convida-lo a conhecer as maravilhas dessa ciência que pode ser prazerosa e até mesmo divertida, mas que ganhou a fama de “bicho-papão”. Com isto em mente, apresentamos nesse trabalho um relato da experiência do PIBID/Matemática/CCT/UFCG na execução da oficina intitulada "Literatura e Matemática", a qual foi desenvolvida em uma turma de 2° Ano Administração III da Escola Estadual de Ensino Médio e Profissionalizante Dr. Elpídio de Almeida, localizada na cidade de Campina Grande – PB. Nestas oficinas, usando o livro “O Homem que Calculava” de Malba Tahan, nos propomos a apresentar problemas estimulantes de uma forma lúdica permitindo aos alunos contemplar o poder e a beleza da Matemática e ao mesmo tempo interagir com o problema, desta forma reforçamos conteúdos de séries anteriores além de fortalecemos a autoestima dos alunos em relação a disciplina.