O presente trabalho vem propor um projeto de pesquisa na área de ensino de química que tem como objetivo desenvolver uma sequência didática pedagógica em aulas de cunho investigativo sobre a produção de biocombustíveis. O campo de pesquisa é uma escola pública, tendo como sujeitos da pesquisa uma turma do 3º ano do Ensino Médio. O percurso metodológico a pesquisa buscará desenvolver uma participação ativa dos sujeitos em todas as fases da pesquisa, desde a resolução das questões, o levantamento de hipóteses, a busca por soluções, a análise dos resultados, para ter sido de fato caracterizada uma aula em uma abordagem investigativa, sendo uma sequência didática por ser aplicada em três aulas consecutivas, e pedagogicamente fundamentada nos três momentos pedagógicos propostos por Delizoicov. Esperamos que com aplicação dessa intervenção didático pedagógica, os educandos possam adquirir uma compreensão mais ampla, a respeito dos processos agroindustriais, e como a ciência química estará inserida em várias etapas desses processos, esses e outros projetos de pesquisa em ensino de química, deverão contemplar o conhecimento científico partindo da realidade dos alunos, e dos problemas reais por eles encontrados no dia a dia, para o ambiente escolar, pois se assim não o for, perderá o seu significado, a sua essência, assim como propõe a teoria de Delizoicov.