Nossa pesquisa consiste em analisar as principais contribuições para o ensino e para a aprendizagem de conceitos matemáticos com a construção de gráficos de funções utilizando a Robótica Educacional. A partir do ramo de possibilidades que esses recursos oferecem, iremos observar os limites e as possibilidades de explorar conceitos, definições e propriedades com o auxílio e a montagem de alguns Kits da Robótica Educacional. O enfoque, com relação às contribuições, está no processo de aprendizagem, isto é, o olhar está no aluno enquanto aprendiz de conceitos sobre funções. Com isso, temos como pergunta norteadora para nossa pesquisa “A utilização dos Kits de Robótica Educacional contribui para a compreensão de conceitos matemáticos e a construção de gráficos de funções?” O ambiente da pesquisa de campo se deu na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Ademar Veloso da Silveira, situada em Campina Grande, Paraíba. Os alunos, sujeitos da pesquisa, foram alunos de duas turmas do 1º ano do Ensino Médio do turno manhã. Temos como objetivo de pesquisa perceber as principais contribuições, os limites e as possibilidades que os recursos tecnológicos, especificamente a Robótica Educacional, podem proporcionar para o ensino e aprendizagem de funções e proporcionar ao aluno a capacidade de justificar seu pensamento e processo de raciocínio utilizando modelos mecânicos, explorando propriedades e generalizações validando conceitos por meio da construção de gráficos de funções.