Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

EMBALAGENS DE LEITE EM PÓ: UMA ANÁLISE DAS INFORMAÇÕES CONTIDAS NOS RÓTULOS

Palavra-chaves: RÓTULO, AVALIAÇÃO, LEITE EM PÓ, CONSUMIDORES Comunicação Oral (CO) AT 06 - Ciência e Tecnologia de Alimentos: interface entre ensino e pesquisa
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Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Diante de uma vida agitada e cada vez mais corrida, a população sai em busca de alternativas práticas em todos os momentos de suas vidas, principalmente no que se trata de alimentação. O leite em pó é um alimento prático e muito consumido por indivíduos de diferentes faixas etárias, desta forma, considerando o elevado consumo de leite e seus derivados no país e a perspectiva de ampliação do mercado interno, torna-se imprescindível à garantia da confiabilidade dos parâmetros de identidade e qualidade do produto ofertado à população, bem como daqueles indicativos de contaminação. Tendo em vista o alto consumo de leite em pó no país e que os rótulos presentes nesses alimentos são mecanismos de comunicação entre o produto e os consumidores, devendo ser um fator ajudador na decisão de compra. Foram analisados 08 (oito) rótulos de leite em pó integral de 200g, comercializado no mercado varejista de Campina Grande - PB, a partir de uma lista de verificação tendo como base Legislações vigentes dos órgãos responsáveis por essa fiscalização: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). A análise dos rótulos das embalagens de leite em pó evidenciou que 07 (sete) das 08 (oito) marcas de leite em pó analisadas mostraram-se divergentes em relação a alguma informação apresentada em seu rótulo comparando os valores calculados dos valores informados na embalagem constatados nesta pesquisa.

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