Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PLÁSTICOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM E INSERÇÃO CTSA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE POLÍMEROS

Palavra-chaves: ENSINO DE QUÍMICA, PLÁSTICOS, EXPERIMENTAÇÃO, CTSA Comunicação Oral (CO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 43309
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 523
    "titulo" => "PLÁSTICOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM E INSERÇÃO CTSA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE POLÍMEROS"
    "resumo" => "Na sociedade contemporânea é inegável o importante papel que a Ciência tem desempenhado nos diversos setores e influenciado a vida cotidiana. Nesse contexto torna-se essencial o debate de temas relacionados à natureza, ao universo, às doenças que afetam os seres humanos e a tecnologia, como temáticas fundamentais para a compreensão dos fenômenos sociais do mundo no qual estamos inseridos. No entanto, nem sempre o professor está preparado para atuar de forma contextualizada, relacionando o conteúdo com a realidade dos alunos. Ao ensinar polímeros, em especial plásticos, requer que o professor, saiba articular o ensino e aprendizagem ao enfoque Ciência –Tecnologia – Sociedade - Ambiente (CTSA), onde se propõe uma abordagem contextualizada no ensino em uma perspectiva crítica. A proposta didática foi elaborada durante o período de atividades do projeto “Ações Construtivas Para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba”. Foi aplicada em uma escola pública da cidade de Areia-PB, na turma do 3º ano “B” do Ensino Médio do turno da tarde. A turma era composta por 18 alunos. Com base nestes enfoques, a proposta didática aplicada visou efetivar ações concretas, conhecimentos mais claros sobre os plásticos, com recursos didáticos utilizados (vídeos e experimentação) para proporcionar aos educandos conhecimentos de forma mais prazerosa, despertando o interesse de todos devido ao caráter digital e experimental que funcionou como sugestão didático-pedagógica diferenciada para aplicação de conteúdo na construção de uma aprendizagem mais significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PLÁSTICOS, EXPERIMENTAÇÃO, CTSA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID523_04052018181006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO EDUARDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO "
    "autor_email" => "diegoeduardouepb@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 43309
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 124
    "inscrito_id" => 523
    "titulo" => "PLÁSTICOS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM E INSERÇÃO CTSA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE POLÍMEROS"
    "resumo" => "Na sociedade contemporânea é inegável o importante papel que a Ciência tem desempenhado nos diversos setores e influenciado a vida cotidiana. Nesse contexto torna-se essencial o debate de temas relacionados à natureza, ao universo, às doenças que afetam os seres humanos e a tecnologia, como temáticas fundamentais para a compreensão dos fenômenos sociais do mundo no qual estamos inseridos. No entanto, nem sempre o professor está preparado para atuar de forma contextualizada, relacionando o conteúdo com a realidade dos alunos. Ao ensinar polímeros, em especial plásticos, requer que o professor, saiba articular o ensino e aprendizagem ao enfoque Ciência –Tecnologia – Sociedade - Ambiente (CTSA), onde se propõe uma abordagem contextualizada no ensino em uma perspectiva crítica. A proposta didática foi elaborada durante o período de atividades do projeto “Ações Construtivas Para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba”. Foi aplicada em uma escola pública da cidade de Areia-PB, na turma do 3º ano “B” do Ensino Médio do turno da tarde. A turma era composta por 18 alunos. Com base nestes enfoques, a proposta didática aplicada visou efetivar ações concretas, conhecimentos mais claros sobre os plásticos, com recursos didáticos utilizados (vídeos e experimentação) para proporcionar aos educandos conhecimentos de forma mais prazerosa, despertando o interesse de todos devido ao caráter digital e experimental que funcionou como sugestão didático-pedagógica diferenciada para aplicação de conteúdo na construção de uma aprendizagem mais significativa."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE QUÍMICA, PLÁSTICOS, EXPERIMENTAÇÃO, CTSA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID523_04052018181006.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:29"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO EDUARDO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO "
    "autor_email" => "diegoeduardouepb@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

Na sociedade contemporânea é inegável o importante papel que a Ciência tem desempenhado nos diversos setores e influenciado a vida cotidiana. Nesse contexto torna-se essencial o debate de temas relacionados à natureza, ao universo, às doenças que afetam os seres humanos e a tecnologia, como temáticas fundamentais para a compreensão dos fenômenos sociais do mundo no qual estamos inseridos. No entanto, nem sempre o professor está preparado para atuar de forma contextualizada, relacionando o conteúdo com a realidade dos alunos. Ao ensinar polímeros, em especial plásticos, requer que o professor, saiba articular o ensino e aprendizagem ao enfoque Ciência –Tecnologia – Sociedade - Ambiente (CTSA), onde se propõe uma abordagem contextualizada no ensino em uma perspectiva crítica. A proposta didática foi elaborada durante o período de atividades do projeto “Ações Construtivas Para o Conhecimento em Química nas Escolas Públicas da Paraíba”. Foi aplicada em uma escola pública da cidade de Areia-PB, na turma do 3º ano “B” do Ensino Médio do turno da tarde. A turma era composta por 18 alunos. Com base nestes enfoques, a proposta didática aplicada visou efetivar ações concretas, conhecimentos mais claros sobre os plásticos, com recursos didáticos utilizados (vídeos e experimentação) para proporcionar aos educandos conhecimentos de forma mais prazerosa, despertando o interesse de todos devido ao caráter digital e experimental que funcionou como sugestão didático-pedagógica diferenciada para aplicação de conteúdo na construção de uma aprendizagem mais significativa.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.