A pesquisa foi realizada a partir de estudos na Disciplina Avaliação da Aprendizagem, ofertada pelo curso de licenciatura em matemática da UFPE. O objetivo foi apresentar as concepções e os métodos de avaliação adotados por professores (as) de matemática de Escolas Públicas Estaduais, localizadas no Município de Surubim – PE. Para tal fim, foi produzido um questionário aberto contendo as seguintes perguntas: O que você compreende sobre avaliação escolar? Quais os métodos de avaliação que você adota? Você considera justo e satisfatório esses métodos, ou seja, são suficientes e precisos para avaliar o aluno? Por quê? Em seguida foi aplicado para estes docentes. Em outra etapa realizou-se a análise das respostas apresentadas. Foram utilizadas como base pesquisas de Luckesi (2008), Cury (1994), Gil (2008). Nesse contexto de avaliar, é de suma importância estudos e pesquisas de como a avaliação em matemática é trabalhada nas salas de aula, bem como a compreensão da necessidade de utilizar o erro como um potencial didático e construtivo no processo de aprendizagem. É preciso destacar a importância de se discutir sobre avaliação em matemática, visto que essa é uma disciplina em que os professores costumam utilizar metodologia tradicional e um único método de avaliação, a prova escrita, é como reflexo, pois esse foi o método mais citado pelos sujeitos desta pesquisa. Foi constatado que os/as professores (as) tem como concepção uma avaliação contínua e não interrompida, os métodos de avaliação usados pelos sujeitos aqui investigados são em maioria prova escrita, porém alguns citaram que usam outros métodos.