O presente artigo tem como tema principal a iniciação científica no Ensino Médio, trouxe um relato de experiência das escolas de ensino médio do SESI-PB com o Programa SESI de Ciências e Engenharia, essa iniciativa é em parceria com a FEBRACE e USP e o Departamento Regional da Paraíba foi contemplado com o projeto no ano de 2018. O objetivo geral do presente artigo é relatar a experiência das escolas de Ensino Médio do SESI-PB com o Programa SESI de Ciências e Engenharia. E os específicos são: apresentar a importância da iniciação científica na Educação Básica; trazer relatos de professores em relação a experiência com o programa; identificar projetos interventivos para as escolas SESI-PB; discutir acerca da iniciação científica como práxis educativa no Ensino Médio. Para tanto, o presente estudo é classificado como qualitativo e descritivo, por trazer uma análise qualitativa e descritiva das experiências com o programa de iniciação científica nas escolas SESI da Paraíba. As considerações finais e conclusivas demonstraram que o Programa trouxe inúmeras contribuições para o processo de ensino e aprendizagem como também uma novo olhar para ciências e viram que a ciência, que o cientifico e tecnológico não está distante do saber ensinadas nos espaços escolares.