Este trabalho tem origem em uma pesquisa qualitativa promovida durante uma disciplina de doutorado e desenvolvida com alunos de uma turma do 1º ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins no campus Palmas, que teve como objetivo investigar as implicações do uso de simulações computacionais aliadas a mapas conceituais na aprendizagem significativa dos alunos no que se refere ao conceito de energia. As atividades de simulação computacional foram organizadas com o intuito de estimular o interesse dos estudantes em compreender as principais características do conceito de energia. Trata-se neste trabalho, da aprendizagem significativa proposta por David Ausubel. Neste estudo serão apresentados os resultados evidenciados nos mapas conceituais criados pelos alunos após a realização das atividades de simulação. As informações obtidas mostram que a elaboração dos mapas conceituais e sua apresentação alteraram os conceitos relevantes sobre energia preexistentes na estrutura cognitiva dos alunos, verificados anteriormente. Além disso, os dados analisados deixaram evidente que as atividades de simulação computacional podem ser uma ferramenta viável no auxílio dos alunos para que se promova a aprendizagem significativa de muitos conceitos que envolvem energia, sua conservação e transformações.