SILVA, Thayze Maria Da. A qualificação matemática no exercício e compreensão da física. Anais III CONAPESC... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/42855>. Acesso em: 13/11/2024 09:30
Sem dúvida a física e a matemática possuem uma grande relação de intimidade, intimidade essa que, ao longo da história podemos evidenciar o auxílio de uma dada à outra. A maneira mais bonita e mais clara de escrever as leis, os conceitos e paradigmas físicos são através dos versos, caracteres e significados matemáticos. Newton, por exemplo, criou o cálculo diferencial como forma de descrição do movimento dos corpos; Einstein, por sua vez com algumas alterações na matemática proposta por Newton pôde escrever a teoria da relatividade geral mediante o uso de uma matemática mais concisa e mais robusta. Dessa forma, podemos entender que além de um suporte para o desenvolvimento da física, a matemática evolui também de acordo com a necessidade teórica e funcional dessa ciência. Este artigo tem como objetivo mostrar que a linguagem matemática é cada vez mais necessária para a compreensão da física, mostrar que para os físicos ela não representa apenas uma ferramenta, mas, uma linguagem de prova para os mais variados argumentos, assim também, internalizar no aluno que a matemática não é apenas um emaranhado de fórmulas e relações que nos permite entender os conceitos físicos, é sim uma linguagem e que precisa ser aperfeiçoada para que ambas as disciplinas possam ser compreendidas. O destaque maior desse trabalho é causar no estudando uma dependência no ensino da matemática em sua vida para que como parte promotora e facilitadora do conhecimento possa entender as transformações tecnológicas com o avanço da ciência, não só isso, entender também conceitos básicos presentes no cotidiano.