Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DO FILME ‘‘ESCOLA DA VIDA”: REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOB A ÓTICA DO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE QUÍMICA, FILME, ESCOLA DA VIDA Comunicação Oral (CO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
0 of 0
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 42907 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 686 "inscrito_id" => 41 "titulo" => "ANÁLISE DO FILME ‘‘ESCOLA DA VIDA”: REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOB A ÓTICA DO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "No cenário educacional atual, tem se percebido a necessidade do professor melhorar as suas ações pedagógicas em sala de aula, em busca de oportunizar um ensino que contribua para a formação do exercício crítico da cidadania, através de uma abordagem construtivista. Desta forma, torna-se importante que o professor conheça os interesses e necessidades dos seus estudantes, criando situações de ensino que atendam às características de aprendizagem destes sujeitos e que garantam a eficácia do seu papel de educador, buscando variar constantemente as suas técnicas/métodos de ensino na tentativa de atender aos diferentes estilos de aprendizagem, buscando ser sensível às diferenças e respeitando as particularidades de cada aluno. No ensino de Química, verifica-se uma rejeição considerável diante dos conteúdos ministrados, haja vista que algumas metodologias empregadas para ensinar esta disciplina não favorecem uma aprendizagem significativa, muito menos despertam o interesse efetivo por parte dos alunos. Deste modo, o professor como pesquisador da sua própria prática pedagógica deverá construir e reavaliar suas ações educativas, a fim de construir novas estratégias didáticas para lecionar Química. Neste contexto, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi fazer uma análise do filme “Escola da Vida”, trazendo reflexões acerca das práticas educativas apresentadas ao longo do filme, buscando fazer relações com o Ensino de Química. A partir dos resultados analisados, foi possível perceber que as aulas baseadas no modelo transmissão-recepção impostas pelo professor de biologia não despertou motivação e não trouxeram resultados positivos para a construção da aprendizagem dos alunos, enquanto que as atitudes e ações do recente professor de História revolucionaram as aulas e a forma de convivência dentro da escola, já que o professor assumiu em sua prática a adoção de aulas inovadoras e reflexivas, contribuindo para a construção de uma aprendizagem significativa nos alunos, a partir da promoção de um ensino contextualizado e problematizador. Desta forma, tais ações pedagógicas, também podem ser utilizadas no Ensino de Química, contribuindo para melhorar a motivação e o interesse dos alunos nas aulas.No cenário educacional atual, tem se percebido a necessidade do professor melhorar as suas ações pedagógicas em sala de aula, em busca de oportunizar um ensino " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE QUÍMICA, FILME, ESCOLA DA VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID41_04062018225338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO LUNA" "autor_email" => "phln_@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (PB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 42907 "edicao_id" => 91 "trabalho_id" => 686 "inscrito_id" => 41 "titulo" => "ANÁLISE DO FILME ‘‘ESCOLA DA VIDA”: REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOB A ÓTICA DO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "No cenário educacional atual, tem se percebido a necessidade do professor melhorar as suas ações pedagógicas em sala de aula, em busca de oportunizar um ensino que contribua para a formação do exercício crítico da cidadania, através de uma abordagem construtivista. Desta forma, torna-se importante que o professor conheça os interesses e necessidades dos seus estudantes, criando situações de ensino que atendam às características de aprendizagem destes sujeitos e que garantam a eficácia do seu papel de educador, buscando variar constantemente as suas técnicas/métodos de ensino na tentativa de atender aos diferentes estilos de aprendizagem, buscando ser sensível às diferenças e respeitando as particularidades de cada aluno. No ensino de Química, verifica-se uma rejeição considerável diante dos conteúdos ministrados, haja vista que algumas metodologias empregadas para ensinar esta disciplina não favorecem uma aprendizagem significativa, muito menos despertam o interesse efetivo por parte dos alunos. Deste modo, o professor como pesquisador da sua própria prática pedagógica deverá construir e reavaliar suas ações educativas, a fim de construir novas estratégias didáticas para lecionar Química. Neste contexto, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi fazer uma análise do filme “Escola da Vida”, trazendo reflexões acerca das práticas educativas apresentadas ao longo do filme, buscando fazer relações com o Ensino de Química. A partir dos resultados analisados, foi possível perceber que as aulas baseadas no modelo transmissão-recepção impostas pelo professor de biologia não despertou motivação e não trouxeram resultados positivos para a construção da aprendizagem dos alunos, enquanto que as atitudes e ações do recente professor de História revolucionaram as aulas e a forma de convivência dentro da escola, já que o professor assumiu em sua prática a adoção de aulas inovadoras e reflexivas, contribuindo para a construção de uma aprendizagem significativa nos alunos, a partir da promoção de um ensino contextualizado e problematizador. Desta forma, tais ações pedagógicas, também podem ser utilizadas no Ensino de Química, contribuindo para melhorar a motivação e o interesse dos alunos nas aulas.No cenário educacional atual, tem se percebido a necessidade do professor melhorar as suas ações pedagógicas em sala de aula, em busca de oportunizar um ensino " "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química" "palavra_chave" => "AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE QUÍMICA, FILME, ESCOLA DA VIDA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID41_04062018225338.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:27" "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "PEDRO LUNA" "autor_email" => "phln_@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (PB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iii-conapesc" "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC" "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018" "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg" "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00" "publicacao_id" => 28 "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc" "publicacao_codigo" => "2525-6696" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

No cenário educacional atual, tem se percebido a necessidade do professor melhorar as suas ações pedagógicas em sala de aula, em busca de oportunizar um ensino que contribua para a formação do exercício crítico da cidadania, através de uma abordagem construtivista. Desta forma, torna-se importante que o professor conheça os interesses e necessidades dos seus estudantes, criando situações de ensino que atendam às características de aprendizagem destes sujeitos e que garantam a eficácia do seu papel de educador, buscando variar constantemente as suas técnicas/métodos de ensino na tentativa de atender aos diferentes estilos de aprendizagem, buscando ser sensível às diferenças e respeitando as particularidades de cada aluno. No ensino de Química, verifica-se uma rejeição considerável diante dos conteúdos ministrados, haja vista que algumas metodologias empregadas para ensinar esta disciplina não favorecem uma aprendizagem significativa, muito menos despertam o interesse efetivo por parte dos alunos. Deste modo, o professor como pesquisador da sua própria prática pedagógica deverá construir e reavaliar suas ações educativas, a fim de construir novas estratégias didáticas para lecionar Química. Neste contexto, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi fazer uma análise do filme “Escola da Vida”, trazendo reflexões acerca das práticas educativas apresentadas ao longo do filme, buscando fazer relações com o Ensino de Química. A partir dos resultados analisados, foi possível perceber que as aulas baseadas no modelo transmissão-recepção impostas pelo professor de biologia não despertou motivação e não trouxeram resultados positivos para a construção da aprendizagem dos alunos, enquanto que as atitudes e ações do recente professor de História revolucionaram as aulas e a forma de convivência dentro da escola, já que o professor assumiu em sua prática a adoção de aulas inovadoras e reflexivas, contribuindo para a construção de uma aprendizagem significativa nos alunos, a partir da promoção de um ensino contextualizado e problematizador. Desta forma, tais ações pedagógicas, também podem ser utilizadas no Ensino de Química, contribuindo para melhorar a motivação e o interesse dos alunos nas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.