Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ANÁLISE DO FILME ‘‘ESCOLA DA VIDA”: REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOB A ÓTICA DO ENSINO DE QUÍMICA

Palavra-chaves: AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE QUÍMICA, FILME, ESCOLA DA VIDA Comunicação Oral (CO) AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42907
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 686
    "inscrito_id" => 41
    "titulo" => "ANÁLISE DO FILME ‘‘ESCOLA DA VIDA”: REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOB A ÓTICA DO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "No cenário educacional atual, tem se percebido a necessidade do professor melhorar as suas ações pedagógicas em sala de aula, em busca de oportunizar um ensino que contribua para a formação do exercício crítico da cidadania, através de uma abordagem construtivista. Desta forma, torna-se importante que o professor conheça os interesses e necessidades dos seus estudantes, criando situações de ensino que atendam às características de aprendizagem destes sujeitos e que garantam a eficácia do seu papel de educador, buscando variar constantemente as suas técnicas/métodos de ensino na tentativa de atender aos diferentes estilos de aprendizagem, buscando ser sensível às diferenças e respeitando as particularidades de cada aluno. No ensino de Química, verifica-se uma rejeição considerável diante dos conteúdos ministrados, haja vista que algumas metodologias empregadas para ensinar esta disciplina não favorecem uma aprendizagem significativa, muito menos despertam o interesse efetivo por parte dos alunos. Deste modo, o professor como pesquisador da sua própria prática pedagógica deverá construir e reavaliar suas ações educativas, a fim de construir novas estratégias didáticas para lecionar Química. Neste contexto, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi fazer uma análise do filme “Escola da Vida”, trazendo reflexões acerca das práticas educativas apresentadas ao longo do filme, buscando fazer relações com o Ensino de Química. A partir dos resultados analisados, foi possível perceber que as aulas baseadas no modelo transmissão-recepção impostas pelo professor de biologia não despertou motivação e não trouxeram resultados positivos para a construção da aprendizagem dos alunos, enquanto que as atitudes e ações do recente professor de História revolucionaram as aulas e a forma de convivência dentro da escola, já que o professor assumiu em sua prática a adoção de aulas inovadoras e reflexivas, contribuindo para a construção de uma aprendizagem significativa nos alunos, a partir da promoção de um ensino contextualizado e problematizador. Desta forma, tais ações pedagógicas, também podem ser utilizadas no Ensino de Química, contribuindo para melhorar a motivação e o interesse dos alunos nas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE QUÍMICA, FILME, ESCOLA DA VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID41_04062018225338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO LUNA"
    "autor_email" => "phln_@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (PB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42907
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 686
    "inscrito_id" => 41
    "titulo" => "ANÁLISE DO FILME ‘‘ESCOLA DA VIDA”: REFLEXÕES ACERCA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS SOB A ÓTICA DO ENSINO DE QUÍMICA"
    "resumo" => "No cenário educacional atual, tem se percebido a necessidade do professor melhorar as suas ações pedagógicas em sala de aula, em busca de oportunizar um ensino que contribua para a formação do exercício crítico da cidadania, através de uma abordagem construtivista. Desta forma, torna-se importante que o professor conheça os interesses e necessidades dos seus estudantes, criando situações de ensino que atendam às características de aprendizagem destes sujeitos e que garantam a eficácia do seu papel de educador, buscando variar constantemente as suas técnicas/métodos de ensino na tentativa de atender aos diferentes estilos de aprendizagem, buscando ser sensível às diferenças e respeitando as particularidades de cada aluno. No ensino de Química, verifica-se uma rejeição considerável diante dos conteúdos ministrados, haja vista que algumas metodologias empregadas para ensinar esta disciplina não favorecem uma aprendizagem significativa, muito menos despertam o interesse efetivo por parte dos alunos. Deste modo, o professor como pesquisador da sua própria prática pedagógica deverá construir e reavaliar suas ações educativas, a fim de construir novas estratégias didáticas para lecionar Química. Neste contexto, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi fazer uma análise do filme “Escola da Vida”, trazendo reflexões acerca das práticas educativas apresentadas ao longo do filme, buscando fazer relações com o Ensino de Química. A partir dos resultados analisados, foi possível perceber que as aulas baseadas no modelo transmissão-recepção impostas pelo professor de biologia não despertou motivação e não trouxeram resultados positivos para a construção da aprendizagem dos alunos, enquanto que as atitudes e ações do recente professor de História revolucionaram as aulas e a forma de convivência dentro da escola, já que o professor assumiu em sua prática a adoção de aulas inovadoras e reflexivas, contribuindo para a construção de uma aprendizagem significativa nos alunos, a partir da promoção de um ensino contextualizado e problematizador. Desta forma, tais ações pedagógicas, também podem ser utilizadas no Ensino de Química, contribuindo para melhorar a motivação e o interesse dos alunos nas aulas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 15 - Novas abordagens na pesquisa e no Ensino de química"
    "palavra_chave" => "AÇÕES PEDAGÓGICAS, ENSINO DE QUÍMICA, FILME, ESCOLA DA VIDA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA25_ID41_04062018225338.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PEDRO HENRIQUE LUNA NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "PEDRO LUNA"
    "autor_email" => "phln_@live.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (PB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

No cenário educacional atual, tem se percebido a necessidade do professor melhorar as suas ações pedagógicas em sala de aula, em busca de oportunizar um ensino que contribua para a formação do exercício crítico da cidadania, através de uma abordagem construtivista. Desta forma, torna-se importante que o professor conheça os interesses e necessidades dos seus estudantes, criando situações de ensino que atendam às características de aprendizagem destes sujeitos e que garantam a eficácia do seu papel de educador, buscando variar constantemente as suas técnicas/métodos de ensino na tentativa de atender aos diferentes estilos de aprendizagem, buscando ser sensível às diferenças e respeitando as particularidades de cada aluno. No ensino de Química, verifica-se uma rejeição considerável diante dos conteúdos ministrados, haja vista que algumas metodologias empregadas para ensinar esta disciplina não favorecem uma aprendizagem significativa, muito menos despertam o interesse efetivo por parte dos alunos. Deste modo, o professor como pesquisador da sua própria prática pedagógica deverá construir e reavaliar suas ações educativas, a fim de construir novas estratégias didáticas para lecionar Química. Neste contexto, o objetivo deste trabalho de pesquisa foi fazer uma análise do filme “Escola da Vida”, trazendo reflexões acerca das práticas educativas apresentadas ao longo do filme, buscando fazer relações com o Ensino de Química. A partir dos resultados analisados, foi possível perceber que as aulas baseadas no modelo transmissão-recepção impostas pelo professor de biologia não despertou motivação e não trouxeram resultados positivos para a construção da aprendizagem dos alunos, enquanto que as atitudes e ações do recente professor de História revolucionaram as aulas e a forma de convivência dentro da escola, já que o professor assumiu em sua prática a adoção de aulas inovadoras e reflexivas, contribuindo para a construção de uma aprendizagem significativa nos alunos, a partir da promoção de um ensino contextualizado e problematizador. Desta forma, tais ações pedagógicas, também podem ser utilizadas no Ensino de Química, contribuindo para melhorar a motivação e o interesse dos alunos nas aulas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.