Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES

Palavra-chaves: TRABALHOS ACADÊMICOS, COMPUTADOR, EDITOR DE TEXTO Pôster (PO) AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino
"2018-07-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42834
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 409
    "inscrito_id" => 548
    "titulo" => "A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES"
    "resumo" => """
      A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES \r\n
      \r\n
      Ítala Layane Duarte (1); Thamara de Medeiros Azevedo (2) \r\n
      \r\n
      1Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFCG/CES/UABQ, lalynha_3@hotmail.com \r\n
      2Mestre em Ciências Naturais e Biotecnologia pela UFCG/CES, thamarabio@outlook.com\r\n
      \r\n
      RESUMO:\r\n
      A presente pesquisa objetivou investigar um tema constantemente discutido atualmente por estudos e professores, a escrita acadêmica de alunos do Ensino Médio. Para isso, foi aplicado um questionário contendo 10 questões, objetivas e discursivas, para um grupo de 20 alunos do 3° ano do Ensino Médio, tendo em vista que posteriormente o público alvo ingressará ao Ensino Superior. O questionário aplicado teve como intuito de avaliar as suas principais dificuldades no que se refere a escrita acadêmica e a utilização do computador nessa prática. Como resultado, foi observado que entre os estudantes ainda prevalece a prática de copiar e colar textos diretamente da internet em seus trabalhos, sem qualquer tipo de formatação ou mudanças necessárias, observou-se também que parte deles desconhece qualquer tipo normas estabelecidas na escrita acadêmica. Através dessas principais dificuldades e lacunas existentes na aprendizagem entre os alunos, foi possível identificar a necessidade que eles tomem ciência da escrita acadêmica ainda durante o período do Ensino Médio, para que ao deparar-se com trabalhos científicos na jornada acadêmica futura suas dúvidas sejam mínimas e seus resultados possam ser mais satisfatórios. Dessa forma, é preciso que o currículo escolar assim como os professores trabalhem em conjunto com o objetivo de sanar essas dificuldades antes mesmo do ingresso dos estudantes nas instituições de Ensino Superior, para que os alunos possam alcançar um bom desempenho e aproveitamento dos trabalhos acadêmicos futuramente estudados por eles. \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Trabalhos acadêmicos; Computador; Editor de texto
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "TRABALHOS ACADÊMICOS, COMPUTADOR, EDITOR DE TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID548_28052018161947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍTALA LAYANE DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "ÍTALA"
    "autor_email" => "lalynha_3@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42834
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 409
    "inscrito_id" => 548
    "titulo" => "A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES"
    "resumo" => """
      A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES \r\n
      \r\n
      Ítala Layane Duarte (1); Thamara de Medeiros Azevedo (2) \r\n
      \r\n
      1Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFCG/CES/UABQ, lalynha_3@hotmail.com \r\n
      2Mestre em Ciências Naturais e Biotecnologia pela UFCG/CES, thamarabio@outlook.com\r\n
      \r\n
      RESUMO:\r\n
      A presente pesquisa objetivou investigar um tema constantemente discutido atualmente por estudos e professores, a escrita acadêmica de alunos do Ensino Médio. Para isso, foi aplicado um questionário contendo 10 questões, objetivas e discursivas, para um grupo de 20 alunos do 3° ano do Ensino Médio, tendo em vista que posteriormente o público alvo ingressará ao Ensino Superior. O questionário aplicado teve como intuito de avaliar as suas principais dificuldades no que se refere a escrita acadêmica e a utilização do computador nessa prática. Como resultado, foi observado que entre os estudantes ainda prevalece a prática de copiar e colar textos diretamente da internet em seus trabalhos, sem qualquer tipo de formatação ou mudanças necessárias, observou-se também que parte deles desconhece qualquer tipo normas estabelecidas na escrita acadêmica. Através dessas principais dificuldades e lacunas existentes na aprendizagem entre os alunos, foi possível identificar a necessidade que eles tomem ciência da escrita acadêmica ainda durante o período do Ensino Médio, para que ao deparar-se com trabalhos científicos na jornada acadêmica futura suas dúvidas sejam mínimas e seus resultados possam ser mais satisfatórios. Dessa forma, é preciso que o currículo escolar assim como os professores trabalhem em conjunto com o objetivo de sanar essas dificuldades antes mesmo do ingresso dos estudantes nas instituições de Ensino Superior, para que os alunos possam alcançar um bom desempenho e aproveitamento dos trabalhos acadêmicos futuramente estudados por eles. \r\n
      \r\n
      Palavras-chave: Trabalhos acadêmicos; Computador; Editor de texto
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 10 - Ciências Biológicas e Biomedicina: novas abordagens na pesquisa e no ensino"
    "palavra_chave" => "TRABALHOS ACADÊMICOS, COMPUTADOR, EDITOR DE TEXTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD4_SA20_ID548_28052018161947.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:26"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÍTALA LAYANE DUARTE"
    "autor_nome_curto" => "ÍTALA"
    "autor_email" => "lalynha_3@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

A ESCRITA ACADÊMICA NO ENSINO MÉDIO: PERCEPÇÕES E DIFICULDADES DE ESTUDANTES Ítala Layane Duarte (1); Thamara de Medeiros Azevedo (2) 1Graduanda em Ciências Biológicas (Licenciatura) pela UFCG/CES/UABQ, lalynha_3@hotmail.com 2Mestre em Ciências Naturais e Biotecnologia pela UFCG/CES, thamarabio@outlook.com RESUMO: A presente pesquisa objetivou investigar um tema constantemente discutido atualmente por estudos e professores, a escrita acadêmica de alunos do Ensino Médio. Para isso, foi aplicado um questionário contendo 10 questões, objetivas e discursivas, para um grupo de 20 alunos do 3° ano do Ensino Médio, tendo em vista que posteriormente o público alvo ingressará ao Ensino Superior. O questionário aplicado teve como intuito de avaliar as suas principais dificuldades no que se refere a escrita acadêmica e a utilização do computador nessa prática. Como resultado, foi observado que entre os estudantes ainda prevalece a prática de copiar e colar textos diretamente da internet em seus trabalhos, sem qualquer tipo de formatação ou mudanças necessárias, observou-se também que parte deles desconhece qualquer tipo normas estabelecidas na escrita acadêmica. Através dessas principais dificuldades e lacunas existentes na aprendizagem entre os alunos, foi possível identificar a necessidade que eles tomem ciência da escrita acadêmica ainda durante o período do Ensino Médio, para que ao deparar-se com trabalhos científicos na jornada acadêmica futura suas dúvidas sejam mínimas e seus resultados possam ser mais satisfatórios. Dessa forma, é preciso que o currículo escolar assim como os professores trabalhem em conjunto com o objetivo de sanar essas dificuldades antes mesmo do ingresso dos estudantes nas instituições de Ensino Superior, para que os alunos possam alcançar um bom desempenho e aproveitamento dos trabalhos acadêmicos futuramente estudados por eles. Palavras-chave: Trabalhos acadêmicos; Computador; Editor de texto

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.