Clarificar à Escola Estadual Cidadã Integral Severino Cabral e em especial aos estudantes da eletiva desenvolvida na referida escola a importância de se utilizar os conceitos e teorias da Astrofísica na educação básica para a obtenção de uma maior compreensão do Universo no qual estamos inseridos e a obtenção de uma significativa aprendizagem, promovendo a interdisciplinaridade, evitando a fragmentação dos conteúdos, objetivando a formação integral e crítica, originando efetivamente a conexão entre diversos assuntos e com isso facilitando realmente a compreensão e a formação dos estudantes. Objetivamos analisar o uso das atividades experimentais e conteúdos que não fazem parte da grade curricular, mas que são fundamentais na compreensão de conteúdos da Física por parte dos estudantes. Esta pesquisa foi classificada como qualitativa, por considerar o objeto de estudo dessa pesquisa, entendemos que esta pode oferecer melhores resultados. Para a metodologia de acordo com nossa investigação, escolhemos a pesquisa-ação. Observou-se a assiduidade e comprometimentos dos estudantes ao desenvolveram a realização das pesquisas qualitativa relacionada ao ensino de Astronomia, Física e Astrofísica na educação básica na Escola Estadual Cidadã Integral Severino Cabral, na cidade de Campina Grande-PB, aos estudantes inseridos na eletiva desenvolvida na referida escola. Foi estruturado um programa que proporcionou uma pesquisa na introdução do ensino de astrofísica e suas problemáticas no intuito de despertar um maior interesse e compreensão de teorias e conceitos da disciplina pelos estudantes, facilitando uma maior aprendizagem da física.