IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE AFRO-DESCENDENTES NO ROMANCE EU, TITUBA, FEITICEIRA...NEGRA DE SALEM
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4284 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 728 "inscrito_id" => 1133 "titulo" => "IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE AFRO-DESCENDENTES NO ROMANCE EU, TITUBA, FEITICEIRA...NEGRA DE SALEM" "resumo" => "IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE AFRO-DESCENDENTES NO ROMANCE EU, TITUBA, FEITICEIRA...NEGRA DE SALEMNo presente estudo literário, o foco principal da nossa leitura diz respeito à construção de identidades e à religiosidade afrodescendente na obra Eu, Tituba, feiticeira... Negra de Salem, de Maryse Condé. A abordagem desse romance requer um exame social histórico da trama romanesca que envolve a heroína, uma mulher negra, escravizada e acusada pela prática de feitiçaria. Para Hall (2006), a identidade é construída entre o eu e a sociedade, e preenche o espaço entre o “interior” e o “exterior”, entre o mundo pessoal e o mundo público. Em particular a construção identitária do negro em diáspora reside por via da memória africana recuperada através de Man Yaya. Esta transmite a Tituba o conhecimento e a utilidade medicinal das ervas para a cura de doenças e práticas ritualísticas, permitindo-lhe a comunicação com os seus ancestrais, o que configuram aos brancos uma prática de feitiçaria. A concepção religiosa judaico-cristão, administrada nas colônias pelo colonizador branco, europeu, se estabeleceu sob o princípio maniqueísta do sagrado e do profano. Tadeu (1997) “assegura que as relações sociais são produzidas por meio de rituais e símbolos, os quais classificam as coisas em dois grupos: as sagradas e as profanas”, gerando tensões nas estruturas sociais através de relações conflitantes entre o sagrado e o profano. Eurídice Figueiredo (1998) afirma que o romance de Maryse Condé “metaforiza a mitificação da feiticeira”, uma vez que Tituba representa o reencontro identitário da diáspora negra com a tradição africana transplantada para o Novo Mundo, as Antilhas. Por conseguinte, fundamentaremos nossa análise em autores como Édouard Glissant, José Ortega y Gasset, Paul Gilroy, Stuart Hall, W.E.B. Du Bois, entre outros.Palavras-chave: Afrodescendência, Identidade, Religiosidade." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1133_3c3c18fd530ee0f18afe4af229f1aa4a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA DOS SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SANTOS" "autor_email" => "fabianafagnifica@yahoo.co" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ - FIJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4284 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 728 "inscrito_id" => 1133 "titulo" => "IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE AFRO-DESCENDENTES NO ROMANCE EU, TITUBA, FEITICEIRA...NEGRA DE SALEM" "resumo" => "IDENTIDADE E RELIGIOSIDADE AFRO-DESCENDENTES NO ROMANCE EU, TITUBA, FEITICEIRA...NEGRA DE SALEMNo presente estudo literário, o foco principal da nossa leitura diz respeito à construção de identidades e à religiosidade afrodescendente na obra Eu, Tituba, feiticeira... Negra de Salem, de Maryse Condé. A abordagem desse romance requer um exame social histórico da trama romanesca que envolve a heroína, uma mulher negra, escravizada e acusada pela prática de feitiçaria. Para Hall (2006), a identidade é construída entre o eu e a sociedade, e preenche o espaço entre o “interior” e o “exterior”, entre o mundo pessoal e o mundo público. Em particular a construção identitária do negro em diáspora reside por via da memória africana recuperada através de Man Yaya. Esta transmite a Tituba o conhecimento e a utilidade medicinal das ervas para a cura de doenças e práticas ritualísticas, permitindo-lhe a comunicação com os seus ancestrais, o que configuram aos brancos uma prática de feitiçaria. A concepção religiosa judaico-cristão, administrada nas colônias pelo colonizador branco, europeu, se estabeleceu sob o princípio maniqueísta do sagrado e do profano. Tadeu (1997) “assegura que as relações sociais são produzidas por meio de rituais e símbolos, os quais classificam as coisas em dois grupos: as sagradas e as profanas”, gerando tensões nas estruturas sociais através de relações conflitantes entre o sagrado e o profano. Eurídice Figueiredo (1998) afirma que o romance de Maryse Condé “metaforiza a mitificação da feiticeira”, uma vez que Tituba representa o reencontro identitário da diáspora negra com a tradição africana transplantada para o Novo Mundo, as Antilhas. Por conseguinte, fundamentaremos nossa análise em autores como Édouard Glissant, José Ortega y Gasset, Paul Gilroy, Stuart Hall, W.E.B. Du Bois, entre outros.Palavras-chave: Afrodescendência, Identidade, Religiosidade." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_1133_3c3c18fd530ee0f18afe4af229f1aa4a.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-10 13:11:26" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA DOS SANTOS SOUSA" "autor_nome_curto" => "FABIANA SANTOS" "autor_email" => "fabianafagnifica@yahoo.co" "autor_ies" => "FACULDADES INTEGRADAS DE JACAREPAGUÁ - FIJ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }