Este artigo tem por objetivo relatar e analisar uma experiência com estudantes do sétimo ano do ensino fundamental II e do segundo ano do ensino médio na construção de uma estratégia didática voltada para o ensino de Ciências e Biologia, mais especificamente envolvendo o tema “Reino Plantae”. Portanto, pretende-se compartilhar uma experiência didática como possibilidade para trabalhar principalmente aspectos da morfologia vegetal, contextualizando esse conhecimento botânico com fatores sociais intrínsecos não só às plantas, mas relacionados à produção de alimentos oriundos de diferentes partes vegetais, a importância nutricional desses alimentos para a sociedade, dentre outros fatores. Assim, essa experiência envolvendo ensino, pesquisa e produção de preparações alimentares, permitiu trabalhar aspectos da botânica, ainda tão temida entre esses estudantes. Além disso, a abordagem pedagógica contribui para ampliarmos a discussão para além das Ciências e Biologia, tornando-se uma fonte para se pensar uma prática verticalizada, tomando como base o conhecimento sobre as partes das plantas; “bebendo” ainda de outras fontes do saber, ao se discutir aspectos econômicos, históricos, a importância social dessas plantas, bem como os aspectos nutricionais presentes nas mesmas. Enfim, a proposta buscou atrelar o apelo popular da alimentação humana com o aprendizado científico da botânica.