Artigo Anais III CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DAS AULAS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA PARAÍBA: TECENDO CENÁRIOS, LANÇANDO DESAFIOS

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, LIVRO DIDÁTICO, PCN'S, CAPACITAÇÃO Comunicação Oral (CO) AT 08 - Ciências e Novas Tecnologias: diálogos entre ensino e pesquisa
"2018-07-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1638
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 42950
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 684
    "inscrito_id" => 1098
    "titulo" => "ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DAS AULAS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA PARAÍBA: TECENDO CENÁRIOS, LANÇANDO DESAFIOS"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências contempla a compreensão de diferentes conteúdos contemplados nas chamadas “Ciências da Natureza”. Sua importância fica evidente ao considerarmos o quanto os avanços científicos interverem na nossa qualidade de vida, de modo que ensinar Ciências é uma forma de promover a cidadania. Dada a sua inegável importância, o presente trabalho objetivou investigar os principais aspectos didático-metodológicos adotados pelos professores de Ciências em escolas públicas do Ensino Fundamental no interior da Paraíba. Foi avaliado o uso de Livro didático e de outros elementos norteadores, como os PCN’s para a elaboração das aulas e o uso de espaços não-formais de ensino durante as aulas de Ciências. Outro aspecto abordado se refere à necessidade de cursos de capacitação nas escolas pesquisadas. Os resultados demonstram o pouco uso de recursos “oficiais” para a elaboração das aulas; espaços não-formais de ensino são usados esporadicamente. Mediante a análise dos resultados ficou evidente a necessidade de cursos de capacitação para professores de Ciências das escolas da referida região."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Ciências e Novas Tecnologias: diálogos entre ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, LIVRO DIDÁTICO, PCN'S, CAPACITAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA18_ID1098_04062018224820.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA BRUNA LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSEFA BRUNA"
    "autor_email" => "limabruna17@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 42950
    "edicao_id" => 91
    "trabalho_id" => 684
    "inscrito_id" => 1098
    "titulo" => "ASPECTOS DIDÁTICO-METODOLÓGICOS DAS AULAS DE CIÊNCIAS EM ESCOLAS PÚBLICAS DO INTERIOR DA PARAÍBA: TECENDO CENÁRIOS, LANÇANDO DESAFIOS"
    "resumo" => "O Ensino de Ciências contempla a compreensão de diferentes conteúdos contemplados nas chamadas “Ciências da Natureza”. Sua importância fica evidente ao considerarmos o quanto os avanços científicos interverem na nossa qualidade de vida, de modo que ensinar Ciências é uma forma de promover a cidadania. Dada a sua inegável importância, o presente trabalho objetivou investigar os principais aspectos didático-metodológicos adotados pelos professores de Ciências em escolas públicas do Ensino Fundamental no interior da Paraíba. Foi avaliado o uso de Livro didático e de outros elementos norteadores, como os PCN’s para a elaboração das aulas e o uso de espaços não-formais de ensino durante as aulas de Ciências. Outro aspecto abordado se refere à necessidade de cursos de capacitação nas escolas pesquisadas. Os resultados demonstram o pouco uso de recursos “oficiais” para a elaboração das aulas; espaços não-formais de ensino são usados esporadicamente. Mediante a análise dos resultados ficou evidente a necessidade de cursos de capacitação para professores de Ciências das escolas da referida região."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "AT 08 - Ciências e Novas Tecnologias: diálogos entre ensino e pesquisa"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, LIVRO DIDÁTICO, PCN'S, CAPACITAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV107_MD1_SA18_ID1098_04062018224820.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:27"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:22:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSEFA BRUNA LIMA DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "JOSEFA BRUNA"
    "autor_email" => "limabruna17@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAPESC"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2018"
    "edicao_logo" => "5e49fcf7a5075_16022020233951.jpg"
    "edicao_capa" => "5e49fcf7a4784_16022020233951.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-07-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de julho de 2018

Resumo

O Ensino de Ciências contempla a compreensão de diferentes conteúdos contemplados nas chamadas “Ciências da Natureza”. Sua importância fica evidente ao considerarmos o quanto os avanços científicos interverem na nossa qualidade de vida, de modo que ensinar Ciências é uma forma de promover a cidadania. Dada a sua inegável importância, o presente trabalho objetivou investigar os principais aspectos didático-metodológicos adotados pelos professores de Ciências em escolas públicas do Ensino Fundamental no interior da Paraíba. Foi avaliado o uso de Livro didático e de outros elementos norteadores, como os PCN’s para a elaboração das aulas e o uso de espaços não-formais de ensino durante as aulas de Ciências. Outro aspecto abordado se refere à necessidade de cursos de capacitação nas escolas pesquisadas. Os resultados demonstram o pouco uso de recursos “oficiais” para a elaboração das aulas; espaços não-formais de ensino são usados esporadicamente. Mediante a análise dos resultados ficou evidente a necessidade de cursos de capacitação para professores de Ciências das escolas da referida região.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.