O Ensino de Ciências contempla a compreensão de diferentes conteúdos contemplados nas chamadas “Ciências da Natureza”. Sua importância fica evidente ao considerarmos o quanto os avanços científicos interverem na nossa qualidade de vida, de modo que ensinar Ciências é uma forma de promover a cidadania. Dada a sua inegável importância, o presente trabalho objetivou investigar os principais aspectos didático-metodológicos adotados pelos professores de Ciências em escolas públicas do Ensino Fundamental no interior da Paraíba. Foi avaliado o uso de Livro didático e de outros elementos norteadores, como os PCN’s para a elaboração das aulas e o uso de espaços não-formais de ensino durante as aulas de Ciências. Outro aspecto abordado se refere à necessidade de cursos de capacitação nas escolas pesquisadas. Os resultados demonstram o pouco uso de recursos “oficiais” para a elaboração das aulas; espaços não-formais de ensino são usados esporadicamente. Mediante a análise dos resultados ficou evidente a necessidade de cursos de capacitação para professores de Ciências das escolas da referida região.