A formação de professores é um tema importante dentro do campo de discussões acadêmica. Nesse contexto, podemos falar sobre diversas práticas que integram a formação, porém iremos priorizar uma delas: a palestra. Nesse sentido, é interessante discutir os aspectos que transformam essa prática como elemento da formação docente. Conscientes da necessidade de conquistar, manter e motivar os alunos o Centro de Educação e Saúde – CES/UFCG vem promovendo ambientes de troca de conhecimento por meio de eventos que acontecem anualmente, dentre estes, o FUI – Festival Universitário de Inverno, o II WORKSHOP do grupo PET Química. O estudo em questão utilizou-se da revisão bibliográfica e da pesquisa de campo. Tendo objetivo ressaltar a importância das atividades extracurriculares como conferências ou palestras nos eventos científicos do CES/UFCG e propor reflexões sobre as possibilidades desse instrumento como ferramenta pedagógica e complementar para formação docente. Por isto, é importante que as universidades promovam uma formação integral do aluno, inserindo em seu contexto a atuação dos mesmos na sociedade, contemplando temas do dia a dia e de sua formação, de forma que venham a constituírem-se como instrumentos de reflexões.