A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 733 "inscrito_id" => 2569 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID" "resumo" => "O presente artigo objetiva compreender qual a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), para a formação das bolsistas quanto ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa tem como objetivo principal fortalecer a formação inicial. Dessa forma, é sabido que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) teve projeto aprovado pela CAPES em 2011. A UECE desenvolve oito subprojetos. Um deles se encontra no campus Limoeiro do Norte na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Assim, pretende-se responder a questão inicial do estudo, a partir da análise de um questionário contendo duas questões que foi aplicado com as bolsistas do PIBID/FAFIDAM. As questões faziam referência à visão das bolsistas com relação ao ensino/aprendizagem de matemática e sobre as mudanças desta visão após a participação das bolsistas no programa. Dessa forma, constatou-se que o programa em muito tem contribuído para melhoria da formação inicial das bolsistas. Essas mudaram suas concepções quanto ao ensino de matemática. Visto que achavam a disciplina difícil de aprender, cujos métodos dos professores não eram atrativos e que carregavam o peso de ter que ensinar uma disciplina que elas mesmas têm dificuldades. Com as experiências do PIBID elas afirmam que puderam experimentar novas formas de aprender/ensinar matemática, e que a disciplina pode ser aprendida de maneira divertida. Assim percebe-se a capacidade de análise crítica por parte das bolsistas para com a percepção das mudanças de concepções acerca do ensino de Matemática nos primeiros anos de escolarização." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "Formação do pedagogo, Ensino de matemática, Pibid" "idioma" => "Português" "arquivo" => "1551ded80edaad7b44f4d2310cb3dc46_2569.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA GLÍCEA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLÍCEA" "autor_email" => "danielaglicia@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131 "edicao_id" => 1 "trabalho_id" => 733 "inscrito_id" => 2569 "titulo" => "A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÃO DO PIBID" "resumo" => "O presente artigo objetiva compreender qual a contribuição do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência (PIBID), para a formação das bolsistas quanto ao ensino de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. O programa tem como objetivo principal fortalecer a formação inicial. Dessa forma, é sabido que a Universidade Estadual do Ceará (UECE) teve projeto aprovado pela CAPES em 2011. A UECE desenvolve oito subprojetos. Um deles se encontra no campus Limoeiro do Norte na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM). Assim, pretende-se responder a questão inicial do estudo, a partir da análise de um questionário contendo duas questões que foi aplicado com as bolsistas do PIBID/FAFIDAM. As questões faziam referência à visão das bolsistas com relação ao ensino/aprendizagem de matemática e sobre as mudanças desta visão após a participação das bolsistas no programa. Dessa forma, constatou-se que o programa em muito tem contribuído para melhoria da formação inicial das bolsistas. Essas mudaram suas concepções quanto ao ensino de matemática. Visto que achavam a disciplina difícil de aprender, cujos métodos dos professores não eram atrativos e que carregavam o peso de ter que ensinar uma disciplina que elas mesmas têm dificuldades. Com as experiências do PIBID elas afirmam que puderam experimentar novas formas de aprender/ensinar matemática, e que a disciplina pode ser aprendida de maneira divertida. Assim percebe-se a capacidade de análise crítica por parte das bolsistas para com a percepção das mudanças de concepções acerca do ensino de Matemática nos primeiros anos de escolarização." "modalidade" => "Comunicação Oral" "area_tematica" => "35 - EDUCAÇÃO MATEMÁTICA" "palavra_chave" => "Formação do pedagogo, Ensino de matemática, Pibid" "idioma" => "Português" "arquivo" => "1551ded80edaad7b44f4d2310cb3dc46_2569.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:45" "updated_at" => "2020-06-22 12:36:34" "ativo" => 1 "autor_nome" => "DANIELA GLÍCEA OLIVEIRA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "GLÍCEA" "autor_email" => "danielaglicia@yahoo.com.b" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-iv-fiped" "edicao_nome" => "Anais IV FIPED" "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2012 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012" "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png" "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }