AMOR E MORTE: DESEJO X MEDO DA DOR
"2013-07-12 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 4167 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 672 "titulo" => "AMOR E MORTE: DESEJO X MEDO DA DOR" "resumo" => "ResumoNeste artigo, pretendemos mostrar que nos poemas da poetisa mineira Henriqueta Lisboa presentes nos livros Velário (1935), Prisioneira da Noite (1940), A Face Lívida (1945) e Flor da Morte (1949) a experiência amorosa está marcada pelo sentimento de insatisfação. Tal sentimento manifesta-se nos livros de diversas maneiras, destacando-se: canto pela ausência do amado; canto sobre as dúvidas e aflições de quem ama (amor/paixão); canto em exaltação ao amor ideal. Em todas as manifestações, o amor é movido pelo desejo material/carnal que, no entanto, jamais é satisfeito. Trata-se de um estudo estilístico-psicanalítico que se detêm na relação entre amor, ausência e morte. Desta associação percebemos um movimento na trajetória do eu lírico que se estende de uma postura melancólica e pessimista em relação à vida e à morte, presente, sobretudo, nos dois primeiros livros, à realização nas obras A face Lívia e Flor da Morte de uma preciosa alquimia: fazer do sofrimento e da morte as formas para se alcançar a plenitude, o transcendente.Palavras-chave: Henriqueta Lisboa, amor, morte." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_672_78dd4be8720e2591882f52ee987a3018.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA MARIA DE SOUZA NEVES" "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA" "autor_email" => "analiteraturasouza@yahoo." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 4167 "edicao_id" => 14 "trabalho_id" => 356 "inscrito_id" => 672 "titulo" => "AMOR E MORTE: DESEJO X MEDO DA DOR" "resumo" => "ResumoNeste artigo, pretendemos mostrar que nos poemas da poetisa mineira Henriqueta Lisboa presentes nos livros Velário (1935), Prisioneira da Noite (1940), A Face Lívida (1945) e Flor da Morte (1949) a experiência amorosa está marcada pelo sentimento de insatisfação. Tal sentimento manifesta-se nos livros de diversas maneiras, destacando-se: canto pela ausência do amado; canto sobre as dúvidas e aflições de quem ama (amor/paixão); canto em exaltação ao amor ideal. Em todas as manifestações, o amor é movido pelo desejo material/carnal que, no entanto, jamais é satisfeito. Trata-se de um estudo estilístico-psicanalítico que se detêm na relação entre amor, ausência e morte. Desta associação percebemos um movimento na trajetória do eu lírico que se estende de uma postura melancólica e pessimista em relação à vida e à morte, presente, sobretudo, nos dois primeiros livros, à realização nas obras A face Lívia e Flor da Morte de uma preciosa alquimia: fazer do sofrimento e da morte as formas para se alcançar a plenitude, o transcendente.Palavras-chave: Henriqueta Lisboa, amor, morte." "modalidade" => null "area_tematica" => null "palavra_chave" => null "idioma" => null "arquivo" => "Completo_Comunicacao_oral_idinscrito_672_78dd4be8720e2591882f52ee987a3018.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LÚCIA MARIA DE SOUZA NEVES" "autor_nome_curto" => "ANA LÚCIA" "autor_email" => "analiteraturasouza@yahoo." "autor_ies" => "UFPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-abralic-internacional" "edicao_nome" => "Anais ABRALIC Internacional" "edicao_evento" => "XIII Congresso Internacional da Associação Brasileira de Literatura Comparada" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/abralic/2013" "edicao_logo" => "5e48acf34819c_15022020234611.png" "edicao_capa" => "5f17347012303_21072020153112.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-07-12 00:00:00" "publicacao_id" => 12 "publicacao_nome" => "Revista ABRALIC INTERNACIONAL" "publicacao_codigo" => "2317-157X" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }