O presente trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência da pesquisa construída a partir de oficinas de Educação em Saúde realizadas na Unidade de Educação Infantil da Universidade Federal de Campina Grande. As oficinas tiveram como proposta a construção e a compreensão de direitos e deveres da criança, e ocorreram de forma participativa, através de diálogos e recursos lúdicos. Com relação à metodologia, a pesquisa teve como abordagem qualitativa, na qual os dados coletados foram predominantemente descritivos. O cenário selecionado foi a Unidade de Educação Infantil e teve como participantes os alunos do G5, crianças com cinco anos de idade, cuja escolha se deu pela faixa etária possibilitar uma melhor compreensão sobre o que seria exposto e dialogado. Foram realizados três encontros junto às crianças, e as oficinas tiveram uma hora de duração cada uma. O instrumento de coleta de dados foi a observação participante, que analisou dezesseis crianças com cinco anos de idade. Durante a realização das oficinas fora utilizado o teatro de fantoches, com o propósito de promover uma interação e dinamização, bem como o diálogo espontâneo como recurso convocatório à participação das crianças. Imagens alusivas aos direitos e deveres das crianças foram utilizadas como estratégia para fixar a aprendizagem sobre a temática, e ao final, fora realizada a confecção de um livro contendo os desenhos feitos pelas crianças, recurso que teve como finalidade a ancoragem do conhecimento trazido pelas oficinas.