Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

PERFIL DE CRIANÇAS ATENDIDAS EM UM SERVIÇO DE FISIOTERAPIA NEUROPEDIÁTRICA EM JOÃO PESSOA-PB

Palavra-chaves: SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO, FISIOTERAPIA, SAÚDE DA CRIANÇA, PERFIL DE SAÚDE Comunicação Oral (CO) AT-09: Fisioterapia
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Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

O atraso no desenvolvimento neuropsicomotor na infância pode ocorrer mediante acometimentos neurológicos, sendo um dos principais motivos pela busca de serviços de reabilitação, sobretudo por atendimento fisioterapêutico. Nesse sentido, objetiva-se caracterizar as crianças atendidas em um serviço de fisioterapia neuropediátrica em João Pessoa-PB. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado em um serviço de fisioterapia infantil, vinculado a uma Instituição de Ensino Superior, em João Pessoa-PB, envolvendo cuidadores de crianças atendidas no serviço. Os dados foram coletados por meio de um instrumento de caracterização sociodemográfica e clínico-assistencial e descritos mediante frequências absolutas e relativas. A pesquisa foi conduzida de acordo com as diretrizes contidas na Resolução n° 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Foram coletados dados de 52 crianças, com prevalência do sexo masculino (53,8%), com idade igual ou inferior a 3 anos de idade (69,2%) e residentes no município do serviço (65,4%). Constatou-se que a prematuridade e a paralisia cerebral foram os diagnósticos que motivaram à busca pelo serviço, em virtude do comprometimento neuropsicomotor. Apenas 28,8% possuem comorbidades associadas ao déficit motor, com destaque para o comprometimento visual (11,8%). A maioria das crianças realiza a fisioterapia no serviço 2 vezes/semana (63,5%), com duração da sessão de 30 a 45 minutos (73,1%). Conclui-se que a prematuridade é a condição que mais acomete as crianças atendidas no serviço, seguida da paralisia cerebral. Em relação às características da reabilitação, o tempo e a frequência das sessões obedecem ao proposto na literatura frente aos cuidados à criança com deficiência.

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