O processo de envelhecimento é natural do ser humano e pode ser acompanhado de alterações em diferentes sistemas, incluindo comprometimento cognitivo, que pode causar uma redução das habilidades para algumas atividades do cotidiano, interferindo na funcionalidade do indivíduo. Estudos citam o baixo nível de escolaridade como um fator relacionado ao desenvolvimento de declínio cognitivo em idosos. Este estudo teve como objetivo investigar a correlação entre o nível de escolaridade e o desempenho cognitivo. Foi realizado um estudo transversal com idosos participantes de um projeto de extensão da FACISA/UFRN. Para avaliação cognitiva foi utilizada a Prova Cognitiva de Leganés (PCL). Foi realizada a análise descritiva das variáveis numéricas e categóricas, e aplicado o teste de correlação linear de Pearson entre o nível de escolaridade e o desempenho cognitivo, para isso foi utilizado o programa de análise estatística SPSS 21.0. Foram avaliados 26 idosos da comunidade, 2 deles apresentaram comprometimento cognitivo leve de acordo com a PCL. Não foi observada correlação significativa entre o desempenho cognitivo e o nível de escolaridade (r=0,343 e p=0,087). Destaca-se a importância de novos estudos para comparação entre grupos de diferentes níveis de escolaridade para esclarecer sobre a possível relação entre essas variáveis para que se possa intervir de maneira prévia em idosos com maior risco de declínio cognitivo.