Artigo Anais III CONBRACIS

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE O AUTISMO NA VISÃO DOS UNIVERSITÁRIOS: UMA ABORDAGEM PROCESSUAL

Palavra-chaves: AUTISMO, REPRESENTAÇÃO SOCIAL, ABORDAGEM PROCESSUAL Comunicação Oral (CO) AT-13: Psicologia
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Publicado em 13 de junho de 2018

Resumo

Diante do crescente número de diagnósticos, o autismo vem se tornando um popular objeto de pesquisa para além dos aspectos clínicos. A vista disso, esse trabalho buscou fomentar uma discussão a respeito do caráter psicossocial do Transtorno do Espectro Autista (TEA), nomenclatura aplicada ao autismo atualmente, através da investigação de suas representações sociais, com base na abordagem processual da Teoria das Representações Sociais (TRS). Participaram do estudo 206 estudantes universitários, sendo a maioria dos cursos das áreas das ciências da saúde, humanas e sociais, que responderam um questionário sociodemográfico e a questão aberta “O que é autismo para você?”.Os dados de caracterização dos participantes foram analisados através de estatística descritiva com auxílio do SPSS versão 21, e para os dados da questão aberta utilizou-se a Análise de Conteúdo Temática Categorial de Bardin. Neste estudo, analisou-se apenas uma categoria temática denominada Representação Social do Conceito do Autismo, a fim de aprofundar as discussões. Pode-se constatar que o conceito do autismo foi representado, majoritariamente, como uma doença, revelando sua ancoragem nos manuais de saúde, mais especificamente objetivado na doença mental. Diante disso, a TRS fornece subsídios para compreender possíveis desdobramentos das futuras práticas profissionais dos universitários, uma vez que as representações sociais atuam como guias das práticas sociais.

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