As atividades lúdicas podem diminuir os níveis de estresse, ansiedade e fortalecer a comunicação do idoso, favorecendo a sua integração social através de rodas de conversa, jogos, artes, musicoterapia, atividades essas sempre atreladas a escuta ativa. A pessoa idosa residente em uma Instituição de Longa Permanência apresenta sentimentos depressivos, de abandono, tristeza, baixa auto-estima, desesperança, fragilidade, impotência e algumas vezes expressa a vontade de morrer. Diante desse contexto, torna-se fundamental ações que alcancem o individuo de forma holística e não apenas cuidados técnicos, para melhorar a qualidade de vida. O profissional enfermeiro tem total capacidade para desenvolver essas atividades e para isso necessita de sensibilidade para detectar as necessidades de cada idoso. O relato de experiência tem como objetivo descrever a vivência de extensionistas estudantes de enfermagem no desenvolvimento de atividades lúdicas com idosos residentes em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) que convivem com algumas doenças crônicas e incapacitantes como a hipertensão e o diabetes, muitos acompanhados de carência familiar que desencadeiam os sofrimentos psíquicos. Estas atividades foram desenvolvidas através do Projeto Práticas Assistenciais e Educativas no Auxílio aos Idosos vinculado ao Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que contribuiu tanto na formação das estudantes quanto na melhora da assistência prestada a essa faixa etária.