A humanização em saúde é um tema urgente e que vem sendo debatido em vários espaços em âmbito nacional, seja na academia, por estudantes e professores, seja pelos profissionais que estão no dia a dia do serviço, bem como por seus usuários. Nesse sentido, questiona-se qual é a compreensão dos estudantes acerca da humanização em saúde, sobretudo ao falar do ensino técnico, no qual muitas vezes prioriza-se um conhecimento apenas tecnicista. A pesquisa tratou-se de um estudo descritivo e de cunho quantitativo, a fim de verificar e analisar as crenças dos participantes acerca da humanização em saúde. Participaram deste estudo 73 estudantes do curso técnico em enfermagem de uma universidade pública da cidade de João Pessoa, os quais responderam um questionário autoaplicável. Como resultados, tem-se que, de forma geral, os estudantes compreendem a importância da humanização, a qual foi representada pelas palavras “amor”, “respeito” e “cuidado”, estando em consonância com o que diz a Política Nacional de Humanização (PNH) na questão do acolhimento. Porém, outras questões que fazem parte das diretrizes da PNH não foram citadas e que são de grande valia, como a gestão participativa e cogestão, ambiência e até mesmo a defesa dos direitos dos usuários. Esses dados, embora não conclusivos, podem apontar para o não conhecimento acerca da dimensão mais política, o “advocacy” da PNH.