Este artigo trata de um estudo decorrente da pesquisa - Formação de Professores: A Leitura na Aprendizagem da Profissão. Realizada no Grupo de Estudos – Professores, Escola, Reflexão, Formação, Meio Ambiente/PERFORMA vinculado ao grupo de pesquisa Docência no Ensino Superior e na Educação Básica. Essa investigação emergiu do seguinte questionamento: como se desenvolveu a cultura leitora dos licenciandos em Pedagogia na educação básica? Assim, busca-se refletir sobre os processos de leitura vivenciados em sua educação básica e compreender como essas práticas influenciam na sua formação de pedagogo. Ancora-se na vertente da pesquisa qualitativa, por meio dos instrumentos a seguir: o estudo bibliográfico de autores como: Antunes (2008), Lima (2002); e na técnica grupo focal de coleta de dados realizada com estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Ceará. A pesquisa em questão está em processo de organização dos dados, dos quais se extraiu os seguintes achados preliminares: boa parte dos licenciandos resgata experiências de leitura, na escola, pautadas na educação tradicional, por meio do uso de cartilhas, tabuadas para memorizarem. Ademais, as leituras, em geral, eram obrigatórias, em função de provas; os seus professores, na maioria, não aceitavam suas ideias e poucos eram os que lhes permitiam uma leitura reflexiva. Infere-se, então, que esses processos de leitura eram limitados, pois os professores não davam espaço aos alunos para que encontrassem o prazer nessa prática de leitora como prática social. Isso dificultou à formação de leitores reflexivos e críticos na universidade.