A análise sensorial é usada para evocar, medir, analisar e interpretar reações das características dos alimentos. Para o desenvolvimento e melhoramento de novos produtos não se emprega avaliadores treinados nem selecionados por alguma agudeza sensorial, eles devem ser os usuários do produto. Os adolescentes estão compreendidos na faixa etária de 10 aos 19 anos de idade, sendo classificada como a fase que vem depois da infância e antes da vida adulta e apresenta-se como uma fase de preferências alimentares rodeadas de açúcares, gorduras e alimentos industrializados. Tais escolhas podem leva-los ao desenvolvimento de patologias crônicas e redução da qualidade de vida. Torna-se pertinente oferecer a estes consumidores, novas escolhas alimentares por meio do reaproveitamento de alimentos e ainda promover a oportunidade de participar da escolha e elaboração de possíveis novos produtos para o mercado industrial que sejam capazes de reduzir os gastos com saúde pública e melhorar a qualidade da alimentação de jovens, podendo promover hábitos alimentares saudáveis até a idade adulta. O emprego de análises sensoriais, pode se mostrar promissora para públicos alvos de determinados produtos, participar e exercer influência na verificação das características sensoriais de novos produtos que possam vir a estar sendo comercializados, assim como se mostrou aplicável para este trabalho, sendo a analise sensorial uma importante ferramenta para o desenvolvimento de produtos saudáveis e saborosos.