O presente estudo buscou analisar as relações de equidade e diversidade de gênero, presentes na instituição escolar, considerando que as mesmas constituem os sujeitos e suas relações subjetivas e sociais. Dessa maneira, entendemos que faz-se necessário abordar a temática na escola, visando uma educação pautada no respeito à diferença, concebendo sujeitos mais equitativos, princípios previstos constitucionalmente. Nesse sentido, a discussão discorrerá sobre os conceitos de gênero e sexualidade, adentrando no espaço escolar, percebendo o mesmo como formador de subjetividades. O estudo teve como lócus um Colégio Público Estadual, no Território Baiano de Identidade Norte do Itapicuru, e teve como sujeitos estudantes do ensino médio. Nosso objetivo é analisar como a escola trabalha as questões de equidade e diversidade de gênero a partir do currículo; e quais as subjetivações de gênero que estão presentes no espaço escolar. Com abordagem qualitativa fenomenológica, foi utilizado o método da triangulação de dados, a partir do questionário de múltipla escolha, oficinas e entrevistas semiestruturadas. Foi possível evidenciar que a escola é atravessada pelas relações de gênero. Destaca-se ainda a importância de tal pesquisa no âmbito educacional, ressaltando a necessidade de enfrentamento ao respeito à diversidade vir se tornando mais imediato e diário.