O estudo tem como objetivo descrever perspectivas teóricas acerca das dificuldades encontradas na leitura mediante levantamento bibliográfico em torno dos pressupostos da Pedagogia Histórico-Crítica e da Psicologia Sócio-Histórica. Assim sendo, seguiu-se uma metodologia qualitativa, do tipo bibliográfica, e quanto aos seus objetivos, classificou-se como exploratória, efetuando levantamento de construtos acadêmicos dos últimos 30 (trinta) anos, contemplando estudos em livros, artigos científicos, dados sócio-demográficos de institutos de pesquisa. Constatou-se, portanto, que a discussão sobre as dificuldades que permeiam a escolarização no sistema educacional requerem um olhar particularizado, contextualizado com as especificidades de cada contexto educativo. Não obstante, quando se refere à leitura, verifica-se ainda a presença de um entendimento naturalizante acerca do aluno, evidenciando-o como centro da culpabilização quando emergem obstáculos a esse perfil de aprendizado. Em suma, compreende-se que o levantamento de literatura científica realizada no presente estudo, pode impulsionar aos pesquisadores em educação um olhar crítico acerca da temática.