MARTINS, Vanilce Oliveira et al.. Extensão universitária: uma experiência de formação. Anais V FIPED... Campina Grande: Realize Editora, 2013. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/4002>. Acesso em: 21/12/2024 23:13
Este artigo tem por objetivo sistematizar uma experiência de monitoria realizada no projeto de extensão “Alfabetização em Foco”, vinculado ao Laboratório de Práticas Pedagógicas da Universidade do Estado da Bahia – DEDC - XII. O projeto foi realizado numa parceira da UNEB / DEDC XII, Prefeitura Municipal de Guanambi / Secretaria Municipal de Educação. Em 2012, o projeto proporcionou a participação dos municípios circunvizinhos, que acolheram os monitores. Assim, este artigo relata as experiências de monitoria realizada numa escola na cidade de Candiba. O processo de alfabetização foi discutido e debatido no grupo de estudos, nesses encontros cada monitor socializava e discutia sobre experiências e desafios vivenciados. Para subsídio teórico destacamos: Castro (2012), Freire (1996), Soares (2004), Weisz (2012), dentre outros. A monitoria possibilitou conhecer a prática docente, como estimular o aluno a aprender e também conhecer a realidade escolar articulando a observação com a teoria aprendida.Palavras-chave: Alfabetização. Escola. Formação.