Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: EM FOCO, O LETRAMENTO DIGITAL

Palavra-chaves: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENT, NOVAS TECNOLOGIAS. LETRAMENTO DIGITAL, SENTIDOS E SIGNIFICADOS Comunicação Oral(CO) GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 3970
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 325
    "inscrito_id" => 701
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: EM FOCO, O LETRAMENTO DIGITAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou compreender os possíveis desafios de coordenar o pedagógico face ao letramento digital. Para a compreensão dessa assertiva, esta investigação foi realizada em uma escola municipal de Bom Jesus da Lapa – BA. Para tanto, a metodologia de investigação privilegiou a abordagem qualitativa, realizada por meio do estudo de caso, com a utilização de alguns procedimentos, tais como: observação, entrevista semiestruturada e análise documental, a fim de descrever os sentidos e significados que professores e coordenadores pedagógicos atribuem à inserção das novas linguagens digitais nas práticas docentes e momentos de formação continuada do professor. Nesta direção, a pesquisa revela ser muito importante a figura do coordenador pedagógico no espaço escolar e aponta os limites e possibilidades de sua atuação diante das novas linguagens digitais, as quais se mostram cada vez mais necessárias nos processos de formação continuada do professor da era ciber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENT, NOVAS TECNOLOGIAS. LETRAMENTO DIGITAL, SENTIDOS E SIGNIFICADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_701_2a3b94b1581203a3777bd9cf7bed155c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINARA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NARA"
    "autor_email" => "tainara_lapense@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 3970
    "edicao_id" => 12
    "trabalho_id" => 325
    "inscrito_id" => 701
    "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: EM FOCO, O LETRAMENTO DIGITAL"
    "resumo" => "Esta pesquisa objetivou compreender os possíveis desafios de coordenar o pedagógico face ao letramento digital. Para a compreensão dessa assertiva, esta investigação foi realizada em uma escola municipal de Bom Jesus da Lapa – BA. Para tanto, a metodologia de investigação privilegiou a abordagem qualitativa, realizada por meio do estudo de caso, com a utilização de alguns procedimentos, tais como: observação, entrevista semiestruturada e análise documental, a fim de descrever os sentidos e significados que professores e coordenadores pedagógicos atribuem à inserção das novas linguagens digitais nas práticas docentes e momentos de formação continuada do professor. Nesta direção, a pesquisa revela ser muito importante a figura do coordenador pedagógico no espaço escolar e aponta os limites e possibilidades de sua atuação diante das novas linguagens digitais, as quais se mostram cada vez mais necessárias nos processos de formação continuada do professor da era ciber."
    "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO"
    "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENT, NOVAS TECNOLOGIAS. LETRAMENTO DIGITAL, SENTIDOS E SIGNIFICADOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_701_2a3b94b1581203a3777bd9cf7bed155c.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:50"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TAINARA DA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "NARA"
    "autor_email" => "tainara_lapense@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais V FIPED"
    "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2013
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013"
    "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg"
    "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Esta pesquisa objetivou compreender os possíveis desafios de coordenar o pedagógico face ao letramento digital. Para a compreensão dessa assertiva, esta investigação foi realizada em uma escola municipal de Bom Jesus da Lapa – BA. Para tanto, a metodologia de investigação privilegiou a abordagem qualitativa, realizada por meio do estudo de caso, com a utilização de alguns procedimentos, tais como: observação, entrevista semiestruturada e análise documental, a fim de descrever os sentidos e significados que professores e coordenadores pedagógicos atribuem à inserção das novas linguagens digitais nas práticas docentes e momentos de formação continuada do professor. Nesta direção, a pesquisa revela ser muito importante a figura do coordenador pedagógico no espaço escolar e aponta os limites e possibilidades de sua atuação diante das novas linguagens digitais, as quais se mostram cada vez mais necessárias nos processos de formação continuada do professor da era ciber.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.