Artigo Anais V FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: EM FOCO, O LETRAMENTO DIGITAL

Palavra-chaves: COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENT, NOVAS TECNOLOGIAS. LETRAMENTO DIGITAL, SENTIDOS E SIGNIFICADOS Comunicação Oral(CO) GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
0 of 0
"2013-06-26 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 3970 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 701 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: EM FOCO, O LETRAMENTO DIGITAL" "resumo" => "Esta pesquisa objetivou compreender os possíveis desafios de coordenar o pedagógico face ao letramento digital. Para a compreensão dessa assertiva, esta investigação foi realizada em uma escola municipal de Bom Jesus da Lapa – BA. Para tanto, a metodologia de investigação privilegiou a abordagem qualitativa, realizada por meio do estudo de caso, com a utilização de alguns procedimentos, tais como: observação, entrevista semiestruturada e análise documental, a fim de descrever os sentidos e significados que professores e coordenadores pedagógicos atribuem à inserção das novas linguagens digitais nas práticas docentes e momentos de formação continuada do professor. Nesta direção, a pesquisa revela ser muito importante a figura do coordenador pedagógico no espaço escolar e aponta os limites e possibilidades de sua atuação diante das novas linguagens digitais, as quais se mostram cada vez mais necessárias nos processos de formação continuada do professor da era ciber.Esta pesquisa objetivou compreender os possíveis desafios de coordenar o pedagógico face ao letramento digital. Para a compreensão dessa as" "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENT, NOVAS TECNOLOGIAS. LETRAMENTO DIGITAL, SENTIDOS E SIGNIFICADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_701_2a3b94b1581203a3777bd9cf7bed155c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINARA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "NARA" "autor_email" => "tainara_lapense@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 3970 "edicao_id" => 12 "trabalho_id" => 325 "inscrito_id" => 701 "titulo" => "O COORDENADOR PEDAGÓGICO E A FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENTE: EM FOCO, O LETRAMENTO DIGITAL" "resumo" => "Esta pesquisa objetivou compreender os possíveis desafios de coordenar o pedagógico face ao letramento digital. Para a compreensão dessa assertiva, esta investigação foi realizada em uma escola municipal de Bom Jesus da Lapa – BA. Para tanto, a metodologia de investigação privilegiou a abordagem qualitativa, realizada por meio do estudo de caso, com a utilização de alguns procedimentos, tais como: observação, entrevista semiestruturada e análise documental, a fim de descrever os sentidos e significados que professores e coordenadores pedagógicos atribuem à inserção das novas linguagens digitais nas práticas docentes e momentos de formação continuada do professor. Nesta direção, a pesquisa revela ser muito importante a figura do coordenador pedagógico no espaço escolar e aponta os limites e possibilidades de sua atuação diante das novas linguagens digitais, as quais se mostram cada vez mais necessárias nos processos de formação continuada do professor da era ciber.Esta pesquisa objetivou compreender os possíveis desafios de coordenar o pedagógico face ao letramento digital. Para a compreensão dessa as" "modalidade" => "Comunicação Oral(CO)" "area_tematica" => "GT 11 - EXPERIÊNCIAS E DESAFIOS NAS PRÁTICAS DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO" "palavra_chave" => "COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA. FORMAÇÃO CONTINUADA DOCENT, NOVAS TECNOLOGIAS. LETRAMENTO DIGITAL, SENTIDOS E SIGNIFICADOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_701_2a3b94b1581203a3777bd9cf7bed155c.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:52:50" "updated_at" => "2020-06-22 12:41:28" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAINARA DA SILVA COSTA" "autor_nome_curto" => "NARA" "autor_email" => "tainara_lapense@hotmail.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - UNEB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-fiped" "edicao_nome" => "Anais V FIPED" "edicao_evento" => "V Fórum Internacional de Pedagogia" "edicao_ano" => 2013 "edicao_pasta" => "anais/fiped/2013" "edicao_logo" => "5e49af3f279a5_16022020180815.jpg" "edicao_capa" => "5f186e4232e3f_22072020135010.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2013-06-26 00:00:00" "publicacao_id" => 1 "publicacao_nome" => "Revista FIPED" "publicacao_codigo" => "2316-1086" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 26 de junho de 2013

Resumo

Esta pesquisa objetivou compreender os possíveis desafios de coordenar o pedagógico face ao letramento digital. Para a compreensão dessa assertiva, esta investigação foi realizada em uma escola municipal de Bom Jesus da Lapa – BA. Para tanto, a metodologia de investigação privilegiou a abordagem qualitativa, realizada por meio do estudo de caso, com a utilização de alguns procedimentos, tais como: observação, entrevista semiestruturada e análise documental, a fim de descrever os sentidos e significados que professores e coordenadores pedagógicos atribuem à inserção das novas linguagens digitais nas práticas docentes e momentos de formação continuada do professor. Nesta direção, a pesquisa revela ser muito importante a figura do coordenador pedagógico no espaço escolar e aponta os limites e possibilidades de sua atuação diante das novas linguagens digitais, as quais se mostram cada vez mais necessárias nos processos de formação continuada do professor da era ciber.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.